A localização privilegiada do arquipélago de Cuba prova que o amor do escritor Ernest Hemingway pelo pequeno país, ilustrado em romance mais famoso, O Velho e o Mar, não é mero acaso. Banhadas pelas águas do Mar do Caribe, as praias de lá impressionam pelos tons de verde e azul, um contraste e tanto em relação à precariedade da vida em Cuba. Fato é que as praias cubanas figuram nas listas das mais belas do mundo. Confira 5 destinos deslumbrantes por lá.
1. Varadero
Trata-se da mais famosa praia de Cuba, situada a 120 quilômetros de Havana. Varadero está num braço de terra da península de Hicacos, o que a coloca diante de um mar límpido e impressionante. A praia tem 22 quilômetros de areia branquinha e atende bem aos interesses de quem procura um lugar para relaxar. Por lá está a maior concentração de resorts de Cuba e há uma grande oferta de excursões para passeios de barco, mergulhos em formações de corais e cavernas.
Para chegar em Varadero, o trajeto de ônibus a partir de Havana leva aproximadamente 3 horas. Também é possível alugar um carro ou viajar de táxi. Viagens de avião de um ao outro extremo da ilha são bem comuns, então, a depender de onde você estiver, outra opção é tomar um voo para o Aeroporto Juan Gualberto Gómez, na cidade de Matanzas, vizinha a Varadero.
Ver essa foto no Instagram
2. Playa Pilar
A praia, frequentemente apontada como a melhor do Caribe (e a preferida de Hemingway – leva o nome, inclusive, de seu barco), fica na ponta extrema do Cayo Guillermo, a noroeste do Cayo Coco. Ambas as ilhotas são ligadas ao país desde 1988 por uma estreita estrada de 27 quilômetros construída em cima do mar. Ali fica o Iberostar Origin Playa Pilar.
A localização privilegiada da Playa Pilar oferece acesso a alguns dos maiores recifes de corais do Caribe que podem ser vistos de perto em um mergulho. As águas de um azul deslumbrante fazem parte do cenário cercado de palmeiras com areia branca e fina.
3. Santa María del Mar
Esta é a praia perfeita para quem quer relaxar depois de aproveitar os passeios históricos que Cuba oferece, já que Santa María fica a 15 minutos de Havana. São apenas 20 km de viagem ao longo da rodovia Via Blanca, um rápido passeio de carro ou ônibus de turismo.
A praticidade faz com que essa seja uma praia bem movimentada. O lugar conta com bares, restaurantes e lojas. Quem quiser também pode explorar outras praias nas proximidades, como Guanabo, Bacuranao, Veneciana e Jibacoa.
4. Cayo Coco
Situada na província de Ciego de Ávila, na região central de Cuba, Cayo Coco é a quarta maior ilhota do arquipélago de Cuba e faz parte de uma cadeia de ilhas conhecida como “Jardins do Rei”. Além da já citada Cayo Guillermo, se somam a elas Cayo Romano, Cayo Guajaba, Cayo Sabinal e Cayo Santa Marta.
As praias em Cayo Coco são algumas das mais atraentes para turistas graças aos resorts da região. Outro diferencial do local é a possibilidade de avistamento das espécies de flamingos rosados do Caribe, especialmente na praia (de nome sugestivo) Playa Flamingos.

Para chegar lá, a melhor opção é um voo até o Aeroporto de Jardines del Rey. A ilhota também pode ser acessada por via terrestre através da cidade de Celia ou das ilhotas vizinhas.
5. Praia de Santa Lucía
Entre as províncias de Camaguey e Holguín está a praia de Santa Lucía, uma das mais impressionantes de Cuba por abrigar a segunda maior barreira de corais do mundo. A formação é visível a olho nu, mas também pode ser explorada em passeios de barco e mergulhos.

Para chegar em Santa Lucía, os meios terrestres são os mais atrativos economicamente, mas também há opções de voos até o Aeroporto Joaquín de Aguero, em Camaguey.
Fonte: viagemeturismo