Não importa se você gosta de boulangeries (padarias) ou pâtisseries (confeitarias), é certo que Paris tem uma opção para o seu paladar – com frequência, entregando locais capazes de oferecer as duas experiências gastronômicas em um mesmo espaço. Confira algumas opções consagradas para conhecer quando visitar a Cidade Luz:
1. Stohrer
Rue Montorgueil, 51 – 2º arrondissement
A Stohrer é considerada a pâtisserie mais antiga ainda em atividade em Paris: o estabelecimento garante ter provas de que funciona desde 1730, quando foi fundado pelo próprio confeiteiro do rei Luís XV, Nicolas Stohrer. Além da decoração que esbanja uma elegância digna da realeza, os funcionários estão prontos para contar mais dessa história para quem estiver disposto a perguntar. Mais informações no site.
2. Tapisserie
Rue de Charonne, 65 – 11º arrondissement

Com um nome que também é um anagrama, a Tapisserie Pâtisserie se destaca pelo uso de produtos orgânicos, da farinha triturada em moinho de pedra aos ovos cuidadosamente selecionados em fazendas que dão um tratamento especial aos animais envolvidos. O espaço conta também com uma cafeteria. Outras informações podem ser encontradas no site.
3. Cédric Grolet
Avenue de l’Opéra, número 35 – 2º arrondissement

Conhecido por suas releituras de sobremesas francesas tradicionais e pelos doces em formato de frutas hiper-realistas, o chef confeiteiro Cédric Grolet se tornou famoso por acumular prêmios que o reconhecem como o melhor em seu ofício – dentro da França e em nível global. Grolet atua no restaurante do Le Meurice, um hotel cinco-estrelas no coração de Paris, mas também opera uma rede de franquias próprias de pâtisseries, que já se expandiu para outros países, com locais na Inglaterra e em Singapura. Na capital francesa, a mais antiga é o Cédric Grolet Opéra, que abre de quarta-feira a domingo na Avenue de l’Opéra. Veja mais no site.
4. Sébastien Gaudard
Rue des Martyrs, 22 – 9º arrondissement
Com longa trajetória no universo das sobremesas francesas, tendo trabalhado inclusive como assessor de Pierre Hermé (veja mais, abaixo), Sébastien Gaudard passou a caminhar sozinho na última década, consolidando o nome da própria casa. Inspirado no pai, Daniel Gaudard, que também atuava no ramo, Sébastien fez fama na capital francesa e ganhou o apelido de “pequeno príncipe” da confeitaria. A casa conta com três estabelecimentos em Paris, mas o mais tradicional é o que fica na Rue des Martyrs. Saiba mais no site.
5. Pierre Hermé
Mais de 30 endereços em Paris (confira no site)
Pierre Hermé já foi definido como o “Picasso da confeitaria” pela revista Vogue, e ganhou o prêmio de melhor do mundo nesse ramo em 2016, concedido pela The World’s 50 Best Restaurants. Oscilando entre diferentes tipos de sobremesa, Hermé se destacou especialmente no universo dos chocolates, influenciando gerações de confeiteiros que depois seguiram o próprio rumo. Hoje, a Pierre Hermé se tornou uma casa consagrada e franqueada ao redor do mundo. Só em Paris, são mais de 30 locais oferecendo seus sabores. As opções podem ser conferidas no site.
Fonte: viagemeturismo