SAÚDE

Descubra a verdadeira aparĂȘncia dos neandertais: pele, olhos e cabelo!

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

É difĂ­cil saber qual era a aparĂȘncia dos neandertais, nossos primos extintos, a partir apena de seus restos mortais fossilizados. Quando trabalhadores do vale de Neander, na Alemanha, descobriram os primeiros vestĂ­gios desses hominĂ­deos em 1856, acharam que haviam encontrado ossos de urso.

Pesquisadores logo perceberam que aqueles ossos, na verdade, pertenciam a uma espécie irmã dos Homo sapiens, que chegou a conviver (e a transar) com os humanos modernos. Os neandertais viveram entre 400 mil e cerca de 30 mil anos atrås e deixaram um grande legado genético para a humanidade. Uma anålise com 200 mil brasileiros de 2023 mostrou que nós temos, em média, 2,5% de DNA neandertal no nosso genoma.

Nos anos desde a descoberta desses hominĂ­deos e de sua importĂąncia para a composição genĂ©tica dos Homo sapiens, muitas hipĂłteses foram levantadas sobre como eles eram em termos de aparĂȘncia. Por muito tempo, por exemplo, se acreditou que os europeus herdaram a pele clara dos neandertais, que viviam espalhados pela EurĂĄsia. Mas serĂĄ que isso Ă© verdade?

Alguns traços anatĂŽmicos atĂ© podem ser depreendidos dos fĂłsseis, como o formato do crĂąnio e o tamanho corporal, mas nĂŁo dĂĄ para saber nada sobre cor da pele, dos olhos e do cabelo a partir de um osso. Para isso, Ă© preciso sequenciar um genoma neandertal. O primeiro sequenciamento completo do cĂłdigo genĂ©tico de um Homo neanderthalensis sĂł aconteceu em 2008. Desde entĂŁo, os cientistas tĂȘm aprendido cada vez mais sobre esses hominĂ­deos – e desmentido ideias equivocadas sobre suas aparĂȘncias.

Diversidade neandertal

Mesmo com os genomas sequenciados, Ă© difĂ­cil definir como a informação genĂ©tica se manifestava no fenĂłtipo. A maioria dos traços de aparĂȘncia Ă© definida pela combinação de mĂșltiplos genes, e sĂł dĂĄ para entender como eles tendem a se manifestar observando populaçÔes grandes. Como nĂŁo dĂĄ para fazer isso com os neandertais, todos extintos, o mĂĄximo que dĂĄ para fazer Ă© investigar essas pistas de caracterĂ­sticas fĂ­sicas no genoma.

Mas a pigmentação dos olhos, dos cabelos e da pele nos Homo sapiens nĂŁo foi herdada diretamente dos neandertais, entĂŁo nĂŁo dĂĄ para usar os humanos modernos como modelo perfeito da aparĂȘncia dos neandertais.

Um bom exemplo disso é quando, em 2007, uma equipe de cientistas encontrou uma variante do gene MC1R nos neandertais. Esse é o mesmo segmento de DNA que, quando sob o efeito de uma mutação, produz o cabelo ruivo. A pesquisa sugeriu que os neandertais tinham cabelo ruivo a partir dessa descoberta.

Desde entĂŁo, essa variante do gene – que nem Ă© a mesma que deixa os cabelos de 2% da população mundial vermelhos, mas outra variante do mesmo gene – nĂŁo foi mais encontrada em nenhum sequenciamento de genoma neandertal. Isso mostra que, se o gene realmente se expressava da mesma forma que acontece nos sapiens, ele tambĂ©m era bem raro. NĂŁo dĂĄ para dizer que os ruivos herdaram os cabelos flamejantes dos neandertais, e nem que todos os Homo neanderthalensis tinham o cabelo com essa cor.

Outra hipótese sobre os neandertais dizia que eles tinham olhos azuis, porque o gene OCA2, que pode ser responsåvel pela pigmentação azul ou marrom da íris nos humanos, aparece em alguns genomas dos nossos parentes evolutivos. Porém, a variante genética mais associada com olhos azuis entre os Homo sapiens nunca nem foi encontrada entre os neandertais.

Em um estudo de 2017 que analisou o impacto dos genes dos neandertais nas características físicas dos Homo sapiens, cientistas perceberam que informação genética herdada desses hominídeos pode contribuir para tons de pele e de cabelo tanto mais claros quanto mais escuros, sugerindo que os Homo neanderthalensis eram diversos nesse aspecto.

De forma bem parecida com os Homo sapiens, os neandertais provavelmente eram diversos e podiam se diferenciar bastante de uma população para outra. Não då para reduzir eles a algumas poucas características, como dizer que todos tinham a pele de um jeito ou o cabelo de outro.

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.