Turismo

Descubra a serenidade do Mosteiro Zen Morro da Vargem no Espírito Santo: harmonia entre espiritualidade e natureza

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quem passa às margens da BR-101, na altura de Ibiraçu, é surpreendido por uma monumental estátua branca de um Buda de 35 metros de altura e um portão tradicional japonês, chamado torii. O local, rodeado pela Mata Atlântica capixaba, marca a entrada para o primeiro mosteiro zen da América Latina.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem existe desde 1974 tendo como pilares atividades espirituais, socioambientais e culturais. Enquanto a praça onde foi implantada a imponente estátua pode ser visitada durante toda a semana, as dependências do mosteiro só podem ser conhecidas aos domingos.

Quando o mosteiro foi fundado, a região não possuía a estrutura de hoje, e os templos funcionavam em casebres. Hoje, o mosteiro possui uma estrutura completa e oferece ampla gama de atividades para comunidade do entorno, aos visitantes de um dia e quem busca fazer uma imersão mais profunda e consistente na prática do zen.

O aspecto espiritual do local está fundado na filosofia zen budista, voltada para o despertar da mente e da plena atenção, formando monges, oferecendo retiros espirituais e fazendo parte da trilha de peregrinação Caminhos da Sabedoria, que envolve também religiões cristãs.

O pilar cultural do mosteiro está relacionado às atividades oferecidas, como aquelas relacionadas à comunidade do entorno, além de exposições, apresentações musicais e encontros. Além disso, o mosteiro gere uma estação cultural na Praça Torii, dedicado a acolher artistas em residência. É possível se manter atualizado sobre as atividades no site e no Instagram.

Uma das ideias da tradição está ligada a atuar também na busca por soluções aos problemas locais, como preservação da Mata Atlântica e da fauna. Dos 150 hectares pertencentes ao mosteiro, 140 hectares são preservadas e o restante é ocupado pelos templos, jardins e plantações.

Atrações disponíveis

Quem viaja para o mosteiro vê de longe uma das principais atrações do local: o Grande Buda de Ibiraçu. De 35 metros de altura e cerca de 350 toneladas, a estátua é a maior imagem esculpida de Buda no ocidente.

Além disso, o local também conta, diariamente, entre 8h e 16h, com uma escola de cerâmica e restaurante. Há, ainda, uma loja de souvenires, aberta de 9h às 17h.

Já quem quer visitar e conhecer o mosteiro, planeje-se para estar na região aos domingos, entre 8h e 10h, com  a possibilidade de permanência até o meio-dia. O valor da entrada, de R$ 20, é convertido para manutenção da reserva. O visitante que se interessar pode usar esse tempo para participar de uma dança meditativa, aula de zazen – que é a principal prática do zen budismo que consiste em sentar-se em uma almofada virado para a parede – ou simplesmente passear pelo local.

Há algumas opções de vivência para além das visitas, normalmente em grupos, como experiências voltadas à crianças, focadas no autocuidado e práticas de disciplina, atenção e organização, além de visitas guiadas e atividades como trilhas e meditação.

Para idosos, são oferecidas atividades direcionadas ao envelhecimento saudável, combate à ansiedade e estresse, com opções de pernoite ou visitas de curta duração.

Quem curte caminhadas de cunho espiritual tem a possibilidade de fazer parte do Circuito Caminhos da Sabedoria, que teve início em 1987 com intuito de se criar um diálogo entre budismo e cristianismo. Trata-se de um percurso de 108 km que dura em média cinco dias. A ideia é integrar natureza, história, fé e espiritualidade, passando por igrejas, capelas e templos, além da vegetação de Mata Atlântica. Um dos pontos de interesse, além do mosteiro, é o tradicional Santuário de Nossa Senhora da Saúde, construído em 1928 e muito buscado por romeiros do Estado.

Por outro lado, quem quer vivenciar a rotina específica de um mosteiro zen poderá participar de retiros específicos. Participantes fazem uma imersão total, inclusive no preparo das refeições – que é ovolactovegetariana – e participam de práticas e ritos cerimoniais pautados em disciplina, atenção plena, vida participativa e respeito ao próximo.

Como chegar e dicas de viagem

O mosteiro fica no município de Ibiraçu, 70 km ao norte de Vitória. Para chegar, basta pegar a BR-101 até o Km 217. A portaria fica a 2 km da Praça Torii, onde fica o Grande Buda de Ibiraçu.

Vale estar atento para algumas regras: não é permitido entrar com animais, nem fazer piqueniques. O mosteiro não abre em dias de chuva porque a estrada fica escorregadia e só é permitido acessar o local de carro.

+ A Civitatis organiza passeios até o Mosteiro Morro da Vargem

Leia tudo sobre o Espírito Santo

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.