Turismo

Descubra a rotina na cidade menos populosa do Brasil: Serra da Saudade

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No último Censo do IBGE, em 2022, a pequena cidade mineira de Serra da Saudade por pouco conservou seu título como a menos populosa do país. Com uma estimativa de 833 habitantes, o município desbancou a paulista Borá com uma diferença de menos de 100 pessoas, já que esta contava com 907 moradores.

A vencedora da disputa inusitada entre as três únicas cidades brasileiras com menos de mil habitantes – a outra é Anhanguera, em Goiás, com 924 pessoas – fica a cerca de 250 km de Belo Horizonte e mantém o clima pacato e sonolento de cidade do interior. A mais recente estimativa do IBGE, divulgada em agosto de 2025, até indica que a localidade cresceu um pouco, mas segue a “campeã” do menor tamanho: o órgão federal aponta que, agora, são 856 moradores.

Por lá, não há farmácias ou postos de combustíveis: o mais próximo fica em uma das cidades vizinhas. A estrutura de Serra da Saudade gira em torno de dois supermercados, uma loja de roupas, um restaurante e uma padaria, além de uma casa lotérica e alguns bares.

Saiba o que mais há para ver por lá.

igreja-serra-da-saudade
Fogos durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário, principal comemoração pública do município no mês de setembro (Prefeitura de Serra da Saudade/Reprodução)

Conheça a pacata Serra da Saudade

A tranquilidade reina em Serra da Saudade, onde não se registram homicídios há pelo menos 50 anos.

O município um dia fez parte da cidade de Dores de Indaiá, que surgiu no início do século 20. Na época, alguns tropeiros donos de fazendas locais doaram lotes de terra para a construção de uma estrada de ferro. A ferrovia foi inaugurada em 1925 e fazia o caminho entre Belo Horizonte e Paracatu. Ao seu redor, a cidade começou a se desenvolver com as primeiras casas de trabalhadores da estrada de ferro.

Durante a construção de Brasília, a cidade serviu como ponto de parada de viajantes que transportavam material para a futura capital federal. Em 1963, Serra da Saudade emancipou-se e tornou-se um município autônomo, mas, como os números deixam explícito, nunca chegou a crescer tanto assim depois disso.

Circuito Turístico Caminhos do Indaiá conecta o interior mineiro

A estrada de ferro que deu vida a Serra da Saudade foi desativada no final dos anos 1960 e dela restam alguns túneis impressionantes. Pela falta de maquinário que alcançasse o local, as estruturas de alvenaria foram erguidas à base de puro trabalho braçal e até hoje são motivo de lendas da população local. O marco fica a cerca de 4km do centro de Serra da Saudade e é uma boa pedida para aventureiros, trilheiros e ciclistas.

Os túneis também compõem a rota turística conhecida como “Caminhos do Indaiá”, que passa pelas cidades de Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Quartel Geral, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade. O nome da rota faz referência ao belo rio Indaiám que corta a região e que também vale a pena ser visitado.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.