A cidade de Cartagena das Índias abriga a estrutura daquela que é considerada uma das sete maravilhas da Colômbia: a Cidade Amuralhada. A estrutura militar construída no século 16 também foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e hoje serve como limite entre a zona turística e as demais regiões da cidade banhada pelo mar do Caribe.
Essa “cidadela” tem quatro bairros em seu interior: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani, onde funcionam as atrações mais procuradas pelos turistas que visitam Cartagena.
Proteção contra piratas do Caribe
Fundada durante o século 16, Cartagena foi um dos portos mais importantes da América colonial, características que a tornaram ao mesmo tempo estratégica e vulnerável. Chamada de “La Heroica”, a cidade ganhou este apelido graças à sua resistência a séculos de embates e invasões de piratas que infestavam o mar do Caribe.

Para enfrentar esses ataques, além de enormes construções militares, ergueu-se a grande muralha para proteger o centro histórico da localidade. São 11 quilômetros de muros de pedra tão largos que é possível caminhar sobre eles. A fortificação é a mais completa e bem preservada da América do Sul, considerada uma das cidades muradas mais bem conservadas do mundo. Rodeada por fortificações e baluartes, o passeio sobre ela é ótimo para admirar o pôr-do-sol no fim de tarde.
Nesta região, além dos edifícios históricos, museus e igrejas, há uma oferta diversificada de restaurantes, bares e lojas, ideais para passar um dia explorando e conhecendo a cultura local. Por lá se encontram as “palenqueras”, mulheres vestidas com roupas típicas coloridas que trabalham tirando fotos com os turistas.
O que mais há para ver em Cartagena?
Um dos primeiros pontos interessantes para visitar é a Torre do Relógio, que marca a entrada para a parte histórica e turística da cidade. Logo em frente à torre, se encontra o Portal de Los Dulces, onde estão à venda doces típicos colombianos e diversos souvenires.
A construção das muralhas de Cartagena levou quase dois séculos para ser finalizada e foi complementada com o imponente Castelo de San Felipe, outra atração local imperdível. O lugar abre todos os dias, das 7h às 18h, com ingressos a 36.000 pesos colombianos (cerca de R$ 50).

Já no interior da Cidade Amuralhada, a belíssima Catedral de Alexandria em Cartagena é uma das igrejas mais antigas da cidade e mistura vários estilos de arquitetura dos séculos 17 e 18. Se você está à procura das atrações históricas, nessa parte da cidade também ficam o Museu de Arte Moderna, o Museu do Ouro e o Museu Naval do Caribe.
Os atrativos culturais e artísticos estão pelo bairro de Getsemani, especialmente nas proximidades da Praça de Santo Domingo. Por lá, além das cafeterias, restaurantes e bares excelentes para conhecer durante o dia, também é possível conhecer uma obra do famoso escultor colombiano Fernando Botero.
Fonte: viagemeturismo