Combate ao Mosquito
Turismo

Descubra 6 praias escondidas no Rio de Janeiro: Oásis de tranquilidade na cidade maravilhosa

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Rio de Janeiro continua lindo… e, para os acomodados, com as mesmas praias de sempre. Mas por lá o que não faltam são opções para fugir dos cartões-postais apinhados de gente. Mesmo menos frequentadas, há praias que continuam pródigas em areias claras e águas profundamente azuis.

Localizadas em áreas de preservação, algumas em pontos de difícil acesso ou redescobertas apenas recentemente, os motivos que as tornaram menos visitadas são vários. Mas o fato é que elas podem fazer parte do seu leque de opções na próxima vez que você estiver procurando uma praia mais “exclusiva” para frequentar no Rio.

Confira algumas opções menos visitadas.

1. Prainha

prainha-rio-de-janeiro
Prainha fica em área de preservação ambiental (Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

São somente 700 metros de extensão na faixa litorânea, daí o nome, mas que são suficientes para a Prainha ter se tornado um nome corriqueiro na boca de quem busca indicar lugares menos concorridos no Rio de Janeiro. Queridinha dos surfistas, essa praia em meio a uma área de conservação é protegida por morros cobertos pela Mata Atlântica e se destaca pelas águas translúcidas – muito mais do que é habitual em outros pontos da capital fluminense.

2. Praia do Perigoso

praia-do-perigoso-rio-de-janeiro
Dificuldade de acesso garante exclusividade: além de afastada da região central, trecho final até o Perigoso exige percorrer uma trilha de 1,5 km a pé (VinnyWiki/CC-BY-SA-4.0/Wikimedia Commons)

O nome engana: essa praia não tem nada de perigosa e é um verdadeiro paraíso – mesmo tendo menos de 200 metros de extensão. O maior problema, mesmo, é chegar até ela: localizada na Barra de Guaratiba, ela fica a cerca de 60 km do centro do Rio, e para acessar a faixa de areia ainda é preciso percorrer uma trilha a pé por um quilômetro e meio. Quem já esteve nessa praia exclusiva, porém, garante: vale cada gota de suor. Leve tudo o que for beber e comer – e traga seu lixo de volta.

3. Praia da Reserva

Praia da Reserva, no Rio de Janeiro
Afastada, a beleza natural da Praia da Reserva atrai celebridades (Pedro Kirilos/Riotur/Divulgação)

A Reserva é uma praia perfeita: por um lado, uma extensa faixa de areia, que ocupa cerca de 8 km contínuos; por outro, pouca presença humana ao redor, por correr junto à Reserva de Marapendi (daí o nome), uma área de preservação. Exemplo de conservação na cidade, a praia talvez seja a mais procurada desta lista, mas ainda parece vazia graças ao seu tamanho. Também conta com boa infraestrutura de quiosques.

4. Praia da Glória

@zenomundo

Prainha da Glória 📍 #praia #riodejaneiro #viagem #viajante #praiadaglória

♬ som original – Zé no Mundo

A praia (ou prainha) da Glória é uma opção relativamente nova na rotina dos cariocas: beneficiada pelos trabalhos de saneamento que devolveram a balneabilidade à vizinha praia do Flamengo, ela também acabou se tornando viável para quem quer curtir o mar sem correr riscos de saúde. Com cerca de 350 metros de extensão, ela só começou a ser monitorada oficialmente pelas autoridades no ano passado, ganhando status de balneável na virada para 2025.

5. Praia do Joá

@umcariocaperdidoporai

A Praia da Joatinga é um verdadeiro refúgio no Rio de Janeiro, mas poucas pessoas sabem que ela praticamente desaparece na maré alta. Isso significa que, se você não conferir a tábua da maré antes de ir, pode chegar lá e não encontrar nem um pedaço de areia disponível. Além disso, essa praia é muito frequentada por surfistas por conta das ondas fortes e pela galera que curte um lugar mais reservado. Outro detalhe curioso é que, apesar de ser uma das praias mais exclusivas da cidade, o acesso é público – mas as vagas para estacionar são limitadas. Ah, e já fica o aviso: não tem estrutura de quiosques, mas existem alguns vendedores por lá, então leve tudo o que precisa e, claro, traga seu lixo de volta! Comenta aqui se você já conhecia essa praia ou ficou com vontade de visitar! #praiadajoatinga #praiadojoa

♬ Viva La Vida – Coldplay

Joá é o nome popular da praia da Joatinga, uma faixa de apenas 300 metros de areia que muita gente deixa de frequentar por achar ser trecho privado – isso porque, para acessá-la, é preciso passar por uma trilha estreita dentro de um condomínio. Mas a faixa de areia entre a Barra da Tijuca e São Conrado é pública, com um único porém: também é uma opção efêmera e incerta, já que em dias de maré alta fica completamente engolida pelas águas.

6. Abricó

praia-do-abrico
Local foi homologado para a prática do naturismo em 2014, mas desde os anos 1940 a praia é frequentada por nudistas em busca de um refúgio (Filipo Tardim/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Abricó é menos concorrida porque tradicionalmente atrai um público bem específico: estamos falando da única praia carioca oficialmente habilitada para o naturismo. Mas, mesmo se essa não for a sua praia (com trocadilho incluído), dá para aproveitar essa opção menos concorrida – cerca de um terço da faixa de areia é reservada para quem não se sente à vontade em praticar o nudismo. Só não reclame se alguém aparecer sem nada por ali, já que os naturistas podem circular livremente por todo pedaço.

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.