Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra 6 destinos incríveis para praticar rapel no Brasil

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Cachoeiras, paredões, plataformas. Subindo, descendo e até de cabeça para baixo. Amantes do rapel sabem que as opções para essa aventura são diversas, e o Brasil conta com um bom cardápio que garante cenários novos e muita adrenalina. Conheça seis destinos no país.

1. Gruta do Lapão (BA)

rapel-lapao
Chapada Diamantina é destino clássico para o rapel (Diamantina Mountains/Divulgação)

A Chapada Diamantina é um dos destinos mais cultuados para o rapel no Brasil. Por lá, um dos destaques é o Lapão, uma descida de 50 metros que acontece no interior da própria gruta. O lugar é acessado por uma trilha de cerca de 5 km, sem grandes obstáculos. Empresas como a Nas Alturas e a Diamantina Mountains oferecem tour guiados até a gruta.

2. Cachoeira do Véu da Noiva (PE)

Localizado a 135 km de Recife, o município de Bonito (não confunda com o homônimo no Mato Grosso do Sul) é famoso por suas quedas d’água. A mais estruturada para a prática de rapel – ou cachoeirismo – é a Véu de Noiva I, com cerca de 30 metros de altura. Para quem quer variedade, a área também conta com uma tirolesa. O lugar fica em uma propriedade particular e o acesso é feito por intermédio da empresa Alfa Adventure.

3. Cachoeira Almécegas I (GO)

Essa queda d’água é uma das opções para o rapel na Chapada dos Veadeiros. Está dentro da Pousada Fazenda São Bento, a 9 km de Alto Paraíso de Goiás, o que exige a contratação de guias locais para acessar o espaço. Um deles é a Travessia Ecoturismo. A Almécegas I tem 45 metros de altura e se destaca pela piscina natural formada ao pé da cachoeira, garantindo um desfecho delicioso para a atividade.

4. Boca da Onça (MS)

boca-de-onca
Com 90 metros, Boca de Onça tem o maior rapel de plataforma do país (Boca de Onça – Ecotour/Divulgação)

Situada no município de Bodoquena, a 55 km de Bonito, a Boca da Onça é considerada a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul – e, para os amantes do rapel, tem a fama de ser o maior rapel de plataforma do Brasil inteiro. São impressionantes 90 metros no Cânion do Rio Salobra, em um local com ampla infraestrutura para outras atividades – incluindo piscinas naturais, trilhas e até um restaurante.

5. Pedra da Tartaruga (RJ)

Com uma das vistas mais impressionantes do país no universo do rapel, a Pedra da Tartaruga é acessada por uma trilha de 2,5 km e proporciona cenários deslumbrantes voltados para o mar. O rapel tem 45 metros e, graças ao cenário, proporciona fotos marcantes – até de cabeça para baixo, o que converteu em um dos pontos de aventura mais instagramáveis do Rio. Empresas como a Rio Radical e a Will Experience oferecem tours guiados com instrutores e fotos inclusas no pacote.

6. Cataratas do Iguaçu (PR)

O Parque Nacional do Iguaçu é um prato cheio para se conectar com a natureza, com vistas deslumbrantes mesmo para os menos aventureiros. E quem quer fazer rapel  pode descer os 20 metros pelas águas do Salto Macuco. O popular Macuco Safari faz parte do pacote.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.