Turismo

Descubra 5 incríveis destinos de aventura na América do Sul

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O turismo de aventura está entre as tendências em alta para os próximos anos. De acordo com a Fortune Business Insights, o setor movimentou US$ 804 bilhões em 2024 e deve ultrapassar US$ 896 bilhões em 2025.

Na América do Sul, o crescimento se reflete em roteiros que exploram alguns dos cenários naturais mais emblemáticos do continente, do deserto mais seco do mundo a glaciares milenares e florestas urbanas. A seguir, cinco destinos que reúnem natureza, aventura e contato direto com diferentes paisagens.

Vale a dica: antes de contratar um passeio confira os comentários de quem já utilizou o serviço.

1. Monte Roraima – Brasil e Venezuela

Monte Roraima fica na fronteira de Brasil e Venezuela
Monte Roraima fica na fronteira de Brasil e Venezuela (Civitatis/Reprodução)

Na fronteira entre Brasil e Venezuela, o Monte Roraima é considerado um dos trekkings mais desafiadores da América do Sul. A trilha, com duração aproximada de dez dias, parte de Boa Vista (RR) e segue até a região venezuelana. Durante a jornada, viajantes acampam em meio à natureza e têm contato tanto com a biodiversidade local quanto com comunidades indígenas.

2. Patagônia – Argentina e Chile

Entre montanhas, lagos e glaciares, a Patagônia oferece algumas das trilhas mais conhecidas do continente. Em El Calafate, na Argentina, é possível caminhar sobre o glaciar Perito Moreno e observar de perto suas formações de gelo.

No Chile, o Parque Nacional Torres del Paine concentra um circuito de cinco dias que passa por pontos como o Valle del Francés, o Glaciar Grey e as torres de granito que dão nome ao parque.

trekking glaciar perito moreno el calafate argentina
O trekking pelo glaciar Perito Moreno leva os viajantes para caminhar no gelo (Civitatis/Reprodução)

3. San Pedro de Atacama – Chile

Localizado no deserto mais árido do mundo, San Pedro de Atacama combina formações rochosas, lagunas altiplânicas e o Valle de la Luna, conhecido por suas paisagens singulares e noites estreladas.

Para quem busca desafios em altitude, uma das opções é a subida ao vulcão Cerro Toco, que chega a 5.100 metros. A trilha dura cerca de cinco horas e permite observar o Licancabur e as lagoas Blanca e Verde.

4. Mendoza – Argentina

Famosa pelos vinhedos, Mendoza também é ponto de partida para roteiros de aventura na Cordilheira dos Andes. A excursão na região permite avistar o Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, além de percorrer rios, diques e mirantes com vista para a fronteira entre Argentina e Chile.

Las Leñas, Mendoza, Argentina ANDES
Cordilheira dos Andes, na região de Mendoza (Civitatis/Reprodução)

5. Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro oferece um dos maiores parques urbanos do mundo como opção de trekking. A trilha pelo Parque Nacional da Tijuca reúne cachoeiras, trilhas pela mata atlântica, mirantes e pontes suspensas.

Com percursos que variam entre 4,5 km (nível fácil) e 6 km (nível intermediário), o parque é uma alternativa acessível para diferentes perfis de viajantes que buscam contato com a natureza em meio ao cenário urbano.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.