Mato Grosso se destaca por sua abundância de recursos hídricos, refletida na rica biodiversidade e nas inúmeras plantações que prosperam graças ao solo fértil e úmido.
Durante a estação chuvosa, o estado revela outra paisagem impressionante: as cachoeiras e as trombas d’água formadas pelos mananciais, que transformam a paisagem em um espetáculo natural.
Confira 4 cachoeiras que se transformam em verdadeiros espetáculos durante a temporada de chuvas
1 – Salto Utiariti – Campo Novo do Parecis/ Sapezal ⠀
O Salto Utiariti é uma impressionante queda d’água localizada no município de Campo Novo do Parecis. Situada em terras indígenas, a aproximadamente 96 km do centro da cidade, a cachoeira é formada pelo Rio Papagaio, que desce em um desnível de 85 metros, criando uma paisagem deslumbrante e única.
2 – Cachoeira das Andorinhas – Aripuanã
Aripuanã, uma cidade localizada a 976 km de Cuiabá é um verdadeiro paraíso para o ecoturismo. Situada às margens de um rio cercado por paredões rochosos e cachoeiras imponentes, o destino oferece uma experiência única para os amantes da natureza e de aventuras ao ar livre.
3 – Salto Belo, Campo Novo do Parecis
Durante o período das chuvas, o acesso à parte posterior da cachoeira torna-se mais desafiador. O vento intenso gerado pela queda d’água, combinado com a força do rio que invade as margens de pedras da trilha, exige atenção redobrada, cuidado e paciência. Assim é Salto Belo, em Campo Novo dos Parecis, a 397 km de Cuiabá, um lugar que deixa uma memória viva e encantadora, como deve ser.
4 – Cachoeira do Jatobá – Vila Bela da Santíssima Trindade
A Cachoeira do Jatobá, com aproximadamente 252 metros de altura, é a mais alta do estado de Mato Grosso. Seu nome é uma homenagem à abundância de árvores jatobás na região. Localizada dentro do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, a cachoeira fica no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, um destino que combina beleza natural e história.
Fonte: primeirapagina