The Mandalorian estå em sua terceira temporada, continuando a desenvolver a cultura e a história dos Mandalorianos. Esse povo possui uma das lore mais ricas de todo o Universo Star Wars, embora essa série em si não faça muita questão de expor essa mitologia a todo momento.
O motivo disso Ă© que muito da histĂłria de Mandalore jĂĄ foi contada, mas em outras mĂdias ou produçÔes. A sĂ©rie animada The Clone Wars, por exemplo, Ă© uma fonte riquĂssima de informação Mandaloriana. No vĂdeo de hoje, trazemos 10 fatos sobre esse povo e sua cultura, para aqueles que nĂŁo estĂŁo muito por dentro.
10 â Identidade Cultural

Embora o CĂąnone e o Legends retratem versĂ”es muito diferentes do planeta Mandalore, o mundo continua sendo o local de nascimento e capital cultural dos Mandalorianos. Mas diferente de outros povos em Star Wars, vocĂȘ nĂŁo precisa necessariamente ter nascido em Mandalore para ser um Mandaloriano. Isso porque a identidade Mandaloriana Ă© baseada em sua cultura, nĂŁo em raça.
Qualquer ser de qualquer espécie ou origem pode se tornar um verdadeiro Mandaloriano se aderir à cultura Mandaloriana. Ambas as continuidades também estabelecem que a cultura mandaloriana é baseada em clãs, que podem ter diferentes costumes. Os Filhos do Olho, por exemplo, tem uma pegada muito mais religiosa, inclusive proibindo seus membros de tirar o capacente na frente de outras pessoas.
9 â Guerra contra os Jedi

Durante a Velha RepĂșblica, a galĂĄxia passou por uma agitação semelhante Ă da Nova RepĂșblica e das Guerras ClĂŽnicas. FacçÔes, sindicatos do crime e os Sith lutaram pelo domĂnio em vĂĄrios sistemas. Um desses grupos eram os Mandalorianos, que tentavam expandir seu territĂłrio. Esse comportamento agressivo acabou levando-os a entrar em conflito com os Jedi.
Os Mandalorianos desconheciam a Força e os poderes dos Jedi e, como tal, inicialmente nĂŁo estavam preparados para lidar com os poderosos âfeiticeirosâ, como os chamavam. As derrotas iniciais nas mĂŁos dos Jedi nĂŁo quebraram a vontade dos Mandalorianos, no entanto, como veremos a seguir.
8 â Ă prova de Sabres de Luz

Um dos principais componentes da luta dos Mandalorianos contra os Jedi foi a criação de armas que poderiam ajudå-los a superar o uso da Força pelos Jedi. Os Mandalorianos integraram tecnologia especial em sua armadura que poderia ser usada para combater, anular ou replicar as habilidades dos usuårios da Força.
As ferramentas especiais, como lança-chamas, jetpacks e Aves Cantantes, ofereciam aos Mandalorianos a chance de igualar o confronto. Mas o mais importante, é claro, era o fato de suas armaduras serem feitas de Beskar. O Beskar é extremamente resistente a golpes diretos de tiros de blaster e é completamente imune a lùminas de sabres de luz.
7 â Tarre Vizla

Embora fossem inimigos ferrenhos durante muitas partes da histĂłria da Velha RepĂșblica, houve momentos em que os Mandalorianos e os Jedi se davam bem. Uma dessas ocasiĂ”es atĂ© levou Ă introdução de um Mandaloriano na Ordem Jedi. Esta foi a primeira e Ășnica vez que isso aconteceu.
Este Mandaloriano, chamado Tarre Vizsla, tornou-se um herĂłi lendĂĄrio dos Mandalorianos e, por um tempo, conseguiu manter a paz entre eles e os Jedi. Ele tambĂ©m foi o criador de uma arma especial que se tornou um sĂmbolo de poder para os Mandalorianos, da qual falaremos a seguir.
6 â O Sabre Negro

A criação de armas incrĂveis Ă© algo que os Mandalorianos eram incomparĂĄveis ââem fazer. Com sua habilidade renomada e comprovada, nĂŁo Ă© surpresa que Tarre Vizsla tenha sido capaz de construir um sabre de luz Ășnico que acabaria se tornando o sĂmbolo da força Mandaloriana: o Sabre Negro.
O sabre de luz de lĂąmina negra pertencia inicialmente a Tarre Vizsla, mas os Jedi o colocaram nos cofres do Templo Jedi apĂłs sua morte. Na Ă©poca da queda da Velha RepĂșblica , Mandalorianos renegados invadiram o Templo Jedi e roubaram o Sabre Negro para usĂĄ-lo como um sĂmbolo de poder e liderança para todos os Mandalorianos que desejavam retornar Ă s suas origens voltadas para o combate.
5 â Guerra Civil

O combate e a vitĂłria eram aspectos crĂticos da cultura Mandaloriana, e a adesĂŁo do povo ao estilo de vida do guerreiro Ă© o que os levou ao sucesso e Ă sobrevivĂȘncia. Mas, eventualmente, chegou um momento em que muitos Mandalorianos procuraram divergir de suas antigas filosofias e adotar ideais mais pacĂficos.
Essa mudança de crenças levou a uma série de conflitos internos e guerras civis, nos anos anteriores e posteriores às Guerras ClÎnicas. Durante uma dessas guerras, um grupo pacifista chegou ao poder e tomou o lugar como governante de Mandalore.
4 â Mandalore Pacifista

ApĂłs os mĂșltiplos conflitos internos, os Mandalorianos chegaram a um ponto em que aqueles que desejavam romper com sua herança de guerra se tornaram a parte controladora. Eles governaram Mandalore, enquanto o Olho da Morte, a facção que desejava manter sua sociedade guerreira, foi forçada a viver em uma das luas do planeta, Concordia.
Os pacĂficos Mandalorianos eram liderados pela Duquesa Satine, que criou um estilo de vida pacifista para seu povo. O desejo de paz de Satine manteve os Mandalorianos unidos enquanto enfrentavam a ameaça iminente das Guerras ClĂŽnicas e as tentativas de insurreição do Olho da Morte.
3 â Governados por Darth Maul

O ex-mestre Sith Darth Maul realmente governou Mandalore por um perĂodo muito breve durante um dos perĂodos mais caĂłticos das Guerras ClĂŽnicas.
Antes de reivindicar o trono, Maul fez uma aliança com o Olho da Morte para usar seus soldados e recursos para assumir o controle de Mandalore. Assim que assumiram o comando, Maul traiu e desafiou o lĂder do Olho da Morte, Pre Vizsla, ao direito de governar. Maul matou Vizla e assumiu seu lugar como lĂder.
Com Mandalore sob seu controle, Maul usou o caos que havia criado para atrair Obi-Wan Kenobi para o planeta em um esforço para se vingar, matando sua amada, a Duquesa Satine, diante de seus olhos.
2 â Bo-Katan governou Mandalore

Bo-Katan teve uma história longa e complicada em Mandalore. Embora fosse irmã da pacifista Duquesa Satine, Bo-Katan fazia parte daqueles que queriam ver Mandalore retornar à sua antiga glória guerreira, e por isso se juntou ao clã terrorista Olho da Morte, funcionando como o braço direito de Pre Vizla. No entanto, ela superou suas próprias visÔes equivocadas e, não uma, mas duas vezes se tornou a governante de Mandalore e do povo Mandaloriano.
Foi Bo-Katan, aliada com a aprendiz de Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, que conseguiu retormar Mandalore das mãos de Darth Maul. Ela então se tornou governante de Mandalore, mas isso durou pouco, pois logo depois aconteceu o golpe de Palpatine e a ascensão do Império Galåctico. Assim, ela perdeu sua posição para o Clã Saxon, quando se recusou a obedecer o recém-proclamado Imperador Palpatine.
Anos depois, aliada ao clĂŁ Wren e recebendo o Sabre Negro das mĂŁos da jovem Sabine Wren, Bo-Katan conseguiu reunir o apoio de vĂĄrios clĂŁs Mandalorianos e retomou o planeta, iniciando seu segundo governo.
1 â A Noite das Mil LĂĄgrimas

à claro que destituir um governo instalado pelo Império seria visto como um ato terrorista, e logo o Império decidiu que precisava lidar com Mandalore com firmeza, fazendo do planeta um exemplo. Assim, foi realizado um gigantesco massacre, bombardeando Mandalore para que o local se tornasse inabitåvel.
O ataque ficou conhecido como A Noite das Mil LĂĄgrimas e Ă© marcado pela total destruição de Mandalore. Naves foram usadas para bombardear o planeta, devastando cidades inteiras, pontos estratĂ©gicos e atĂ© mesmo locais sagrados. Foi durante esse ataque que Moff Gideon conseguiu tomar o Sabre Negro de Bo-Katan, que fugiu do planeta destruĂdo com alguns outros poucos Mandalorianos.
VEJA MAIS:
Fonte: terra gameon