No Alentejo, entre campos dourados, colinas e vilarejos preservados, algumas construções históricas que atravessaram séculos hoje funcionam como hospedagens.
De conventos a castelos medievais, esses edifícios foram restaurados e adaptados em hotéis de luxo para receber visitantes, mantendo elementos originais e acrescentando o conforto necessário. A seguir, veja dez opções no Alentejo que permitem viver uma experiência de imersão na história:
1. Pousada Castelo Alcácer do Sal – Alcácer do Sal
Com mais de mil anos, o Castelo de Alcácer abriga uma pousada com vistas panorâmicas para o Rio Sado e para o vale verde ao redor. Os quartos são decorados com cores quentes e móveis de madeira. O restaurante da hospedagem serve o melhor da gastronomia portuguesa e pratos internacionais. Nos arredores, é possível praticar atividades como canoagem, pesca, trilhas e passeios a cavalo.
Ver essa foto no Instagram
2. Pousada de Arraiolos – Arraiolos
Instalada em um convento do século 16, no Vale de Arraiolos, a pousada combina arquitetura histórica e traços contemporâneos. Os quartos são amplos, com decorações simples e modernas. A área de lazer inclui piscina externa com vista panorâmica da planície alentejana e piscina interna aquecida. O restaurante serve pratos tradicionais da região e culinária internacional, enquanto o bar é ideal para refeições leves.
Ver essa foto no Instagram
3. Pousada Convento de Beja – Beja
No centro histórico, a Pousada Convento de Beja ocupa um antigo convento franciscano, do século 13, preservando elementos da arquitetura gótica e religiosa. Os quartos, adaptados das antigas celas, têm decoração com móveis de madeira, e, em alguns, vista para os jardins e para a piscina. O restaurante serve pratos típicos de Alentejo e clássicos internacionais. A poucos passos do Castelo de Beja e do Museu Rainha Dona Leonor, a pousada também organiza passeios a cavalo, de bicicleta e caminhadas pela região.
Ver essa foto no Instagram
4. Pousada Castelo de Estremoz – Estremoz
A pousada ocupa um castelo medieval do século 13 construído por D. Dinis para a Rainha Santa Isabel. Os quartos, com camas de dossel e elementos preservados do século 18, têm decoração clássica e vista para a Torre de Menagem e para os jardins. O restaurante combina sabores tradicionais portugueses com toques contemporâneos e serve vinhos da região. Na praça, é possível visitar o Mercado Semanal que acontece todos os sábados.
Ver essa foto no Instagram
5. Pousada Mosteiro do Crato – Crato
A hospedagem ocupa o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, do século 14, que já foi castelo e palácio. Com traços góticos, renascentistas e mudéjares, a pousada oferece quartos com varanda, alguns localizados nas torres medievais. Entre as áreas de lazer estão a piscina com bar sazonal, salão de jogos, terraço e jardins. É possível fazer atividades ao ar livre nos arredores, como caminhadas e pesca.
Ver essa foto no Instagram
6. Vila Galé Collection Elvas – Elvas
No centro histórico de Elvas, o Vila Galé Collection Elvas ocupa o antigo Convento de São Paulo, que já foi tribunal militar, quartel e casa de reclusão. A hospedagem faz parte do programa Revive, de recuperação de patrimônios históricos. O hotel conta com 79 quartos, incluindo suítes com dois andares e vista para a cidade. A estrutura inclui spa, hidromassagem, sauna e banho turco, além de piscina externa, academia, dois restaurantes de gastronomia regional e bar.
Ver essa foto no Instagram
7. Pousada Convento de Évora – Évora
Entre a catedral gótica de Évora e o Templo de Diana, a pousada ocupa um convento do século 12, preservando claustros, corredores arqueados e tetos abobadados. Os quartos, adaptados das antigas celas de monges, mantêm traços históricos. O restaurante serve pratos típicos da região em um sala de refeições e no terraço coberto à beira da piscina. Há também bar, lobby amplo e recepção 24 horas, que organiza passeios pela cidade.
Ver essa foto no Instagram
8. Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa – Évora
O hotel ocupa um convento do século 15 ligado à lenda da aparição da Virgem sobre um espinheiro. Cercado por jardins, mantém afrescos e elementos históricos preservados. Os quartos têm decoração elegante e, em alguns, terraço privativo. A estrutura inclui spa com massagens e piscinas interna e externa. O restaurante combina cozinha portuguesa e mediterrânea, e há também bar à beira da piscina.
9. M’AR de AR Aqueduto – Évora
Localizada no antigo Palácio dos Sepúlveda, do século 16, a hospedagem preserva capela, tetos abobadados e janelas manuelinas na fachada. O hotel combina arquitetura renascentista e design contemporâneo, com 62 quartos, spa de 220 m², piscina externa e bar com adega. O restaurante, com menu assinado pelo chef António Nobre, apresenta pratos que unem sabores mediterrâneos e alentejanos com toques de inovação.
10. MouraSuites Hotel – Évora
No centro histórico, junto à fonte renascentista do Largo das Portas de Moura, o hotel ocupa um edifício do século 15 restaurado, preservando elementos originais e integrando acomodações modernas. Os quartos são elegantes, alguns com cozinha compacta. A estrutura inclui piscina, jardim, terraço, restaurante e bar. A poucos minutos da catedral, do Templo Romano e da Praça do Giraldo, o hotel oferece fácil acesso aos principais monumentos da cidade.
Fonte: viagemeturismo