Cuiabá

Desapropriação no Contorno Leste aguarda aprovação da Câmara para regularização da área do Aeroporto da Bom Futuro

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que só poderá iniciar o processo de desapropriação da área ocupada por famílias no Contorno Leste após enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei pedindo autorização para desafetar uma via pública localizada nas intermediações do aeroporto do grupo Bom Futuro.

Segundo ele, a medida permitirá, ao mesmo tempo, resolver a situação fundiária das famílias e regularizar trechos do aeródromo que estariam sobre ruas pertencentes ao município.
“Para a gente conseguir captar o recurso em tão breve espaço de tempo, a gente vai precisar desafetar uma área pública. A área que nós estamos propondo desafetar é aquela via que está passando pelo aeroporto Bom Futuro”, explicou.
Ele destacou que as discussões sobre o tema “já estão bem avançadas” e que o envio do texto ao Legislativo deve ocorrer ainda este ano.
“É uma situação que provoca a celeridade… vou fazer isso nesse ano e vai dar certo. Nossa proposta é enviar à Câmara, regularizar o problema do aeroporto Bom Futuro e, ao mesmo tempo, trazer uma solução para essa área. É um projeto que acredito que vai passar com tranquilidade, até porque o aeroporto Bom Futuro trouxe desenvolvimento e também precisa de uma regularização”, declarou.
Embora reconheça que parte dos moradores chegou ao local de maneira ilegal, o prefeito destacou que a administração precisa lidar com a realidade atual.
“Eu sei que elas não buscaram esse caminho, o caminho mais correto possível, mas acontece que já estão aqui… existem muitas pessoas que precisam de uma moradia, pessoas que não têm para onde ir”, afirmou.
Ele disse ainda que, em vez de seguir com o plano de realocação, optou por regularizar o espaço ocupado e destinar outra área para a criação de lotes urbanizados que serão doados às famílias que precisam.
A decisão do prefeito ocorre em meio ao debate sobre a situação fundiária do aeroporto Bom Futuro, inaugurado em 2011 pelo grupo. Abilio afirmou que o sistema da Prefeitura aponta que o aeródromo ocupa duas vias públicas e que, para que a área siga sendo utilizada, é necessário cumprir o rito legal e realizar a desafetação. Ele evitou qualquer discurso de confronto e disse que o município não agirá de forma arbitrária.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.