Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Desaparecimento misterioso de seres preocupa no Brasil: o que está acontecendo?

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Se você piscou, talvez nem tenha notado que a Seres esteve por aqui. A montadora chinesa, que chegou ao Brasil com a promessa de revolucionar o mercado de elétricos e se tornar uma das 10 maiores marcas de luxo do mundo, encerrou suas operações no país após vender apenas oito carros. 

VEJA TAMBÉM:

Sim, oito. Dá para contar nos dedos das mãos (e ainda sobra um polegar para o joinha da despedida).

O relacionamento da Seres com o Brasil terminou mais rápido que namoro de reality show. Veio com promessas, planos grandiosos e, no fim, sumiu sem dar satisfação.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Seres 5 BEV chegou ao Brasil em setembro de 2023, por R$ 419.900, mas é quase impossível de ser visto nas ruas
 Imagem: Divulgação

O site oficial da marca está fora do ar, o telefone da sede em Barueri (SP) foi desativado, e suas redes sociais estão paradas desde meados de 2024. Ou seja, a Seres fez ghosting total nos seus clientes brasileiros.

O que deu errado?

A montadora tinha grandes ambições, mas esbarrou em problemas que foram além da bateria do carro. A falta de divulgação fez com que a Seres passasse despercebida por muitos consumidores, e sua estratégia inicial de vender exclusivamente online não ajudou. 

Seres 7 desembarcou em março de 2024, com várias qualidades, mas não foi bem aceito no Brasil
Imagem: Divulgação

Além disso, o design genérico e os preços pouco competitivos afastaram possíveis compradores. Enquanto isso, no restante do mundo, a marca vendeu quase 427 mil unidades em 2024, mostrando que o problema não era exatamente com seus produtos, mas com sua operação no Brasil.

E os clientes, como ficam?

Essa é a pergunta de um milhão de reais (ou de alguns poucos elétricos da Seres). Oficialmente, a empresa havia prometido continuar importando peças e prestando serviços para os clientes que acreditaram na marca. Mas, sem comunicação oficial, site fora do ar e sem um canal direto para atendimento, a situação está tão incerta quanto um final de novela mexicana.

Seres 7 conta com central multimídia moderna, carregador duplo de celular por indução e alavanca de câmbio de cristal
Imagem: Divulgação

No fim das contas, a Seres saiu do Brasil sem se despedir, deixando seus poucos (mas fiéis) clientes se perguntando: e agora, quem poderá nos defender? Spoiler: não será o Chapolin Colorado.

 

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.