A ponte Rio-Niterói será palco de uma atividade inusitada na manhã deste domingo (3). Cerca de 5 mil atletas participarão do Desafio da Ponte, corrida de 21 quilômetros que parte do Caminho Niemeyer, em Niterói, cruza a ponte e termina na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. A largada será às 6h30, com previsão de encerramento às 9h30.
Após 12 anos suspenso, o evento retorna e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Rio de Janeiro. Segundo a Prefeitura de Niterói, 52% dos participantes são cariocas, 17% niteroienses e 31% turistas, o que reforça a expectativa de impacto positivo no setor turístico local.
Além de movimentar hotéis, comércios e serviços, a prova também fortalece a imagem das duas cidades como destinos de grandes eventos. O Desafio da Ponte faz parte da estratégia de candidatura conjunta de Rio e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A decisão final será anunciada em outubro, no Chile.
Esquema de trânsito
Para garantir a realização da prova, um esquema especial de trânsito será adotado. Em Niterói, interdições começam às 21h de sábado (2) e seguem até as 10h de domingo. Vias como Professor Plínio Leite, Doutor Fróes da Cruz, Saldanha Marinho, Marquês de Caxias e Feliciano Sodré terão restrições parciais ou totais.
Operadores de trânsito privados e apoiadores atuarão no entorno da largada e ao longo do percurso. A NitTrans fará o monitoramento em tempo real para ajustes e reforço na segurança de competidores e moradores.
No Rio, a CET-Rio coordenará as ações entre meia-noite e meio-dia. Cerca de 50 profissionais, entre agentes de trânsito, guardas municipais e orientadores, estarão posicionados em pontos estratégicos para controlar o tráfego, fiscalizar o estacionamento, orientar o público e aplicar os bloqueios previstos.
O Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) monitorará a movimentação por câmeras, ajustando sinais de tráfego quando necessário. Dez painéis eletrônicos informarão motoristas sobre bloqueios e rotas alternativas.
Orientações ao público
A Prefeitura de Niterói recomenda que pedestres usem os pontos de travessia indicados, sigam a sinalização e as instruções dos orientadores. Já os motoristas devem evitar circular na região do evento durante o período da prova, devido às alterações nas condições de tráfego.
Fonte: cenariomt