Está previsto para 12 de março o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Cadeia Produtiva de Cerveja. De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, a cerimônia vai acontecer em Blumenau (SC), capital brasileira da cerveja desde 2017, por lei federal.
O deputado federal Covatti Filho (PP-RS) vai presidir a frente, que nasce com o apoio de 199 parlamentares no total. A apresentação do requerimento para registro de criação da iniciativa aconteceu em dezembro, de acordo com a plataforma oficial da .
O objetivo da frente parlamentar, cujo requerimento aguarda despacho do presidente da Câmara, é impulsionar a agenda legislativa voltada para o setor cervejeiro, que gera cerca de 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos.
![Deputados Apoiam Frente Parlamentar Da Cerveja Com Lançamento Marcado Para Março 2 2025 word2](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/08/Cerveja-Brasil-Consumo.jpg)
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, atrás apenas dos EUA e China. Os três países também são os maiores consumidores da bebida no planeta. De acordo com o , há atualmente 1,84 mil cervejarias no Brasil, que operam em 771 municípios. A produção foi de 15 bilhões de litros em 2023.
O Congresso Nacional atualmente dispõe de uma frente parlamentar mista — isto é, com deputados federais e senadores — em defesa da indústria brasileira de bebidas. Iniciada em 2008, a foi relançada em 2019, com apoio da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil.
A frente parlamentar tem a intenção de levar, de forma institucionalizada, demandas de grupos da sociedade civil para dentro do Parlamento e do Executivo. “Essa é a melhor maneira para que os produtores de bebidas nacionais consigam ser ouvidos por representantes dos Poderes e tornar ainda mais legítimas as suas lutas”, de acordo com a direção da iniciativa.
Fonte: revistaoeste