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Deputado solicita suspensão de contrato milionário de publicidade dos Correios

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O deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP) acionou o Tribunal de Contas da União () para suspender um contrato de R$ 380 milhões que os Correios pretendem fechar. O objetivo da estatal é gastar o dinheiro dos pagadores de impostos com publicidade.

Na representação, protocolada nesta quinta-feira, 27, o parlamentar questiona a forma como o processo está sendo conduzido.

Para ter uma ideia, a maioria das agências finalistas na licitação tem ligação com algum escândalo do passado que envolveu o Partido dos Trabalhadores (PT).

Para piorar a situação, esse processo milionário se desenvolve principalmente no momento em que a estatal contabiliza um rombo de R$ 3,2 bilhões. Somente em janeiro deste ano, por exemplo, os prejuízos acumulados foram de R$ 424 milhões.

Esses números fazem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrar para história .

As quatro agências de publicidade que disputam a fortuna dos Correios são:

  • Cálix Comunicação e Publicidade Ltda;
  • Filadélfia S.A;
  • Puxe Comunicação Ltda; e
  • Jotacom Comunicação e Publicidade Ltda.

Das quatro, Cálix, Filadélfia e Puxe se envolveram em escândalos de corrupção do PT.

“Qual a justificativa para uma estatal que teve R$ 3,2 bilhões em prejuízo em 2024 gastar R$ 380 milhões para publicidade?”, indagou Siqueira. “É dinheiro público sendo queimado para favorecer os mesmos grupos de sempre.”

Conforme o parlamentar, o governo Lula tem afirmado, repetidas vezes, que não tem verba para reduzir impostos. “Mas tem para engordar os cofres de agências ligadas ao PT.”

Os Correios têm jogado a culpa dos rombos na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, , de R$ 3,7 bilhões.

Rombo nos correios
Os Correios Têm Jogado A Culpa Dos Rombos Na Gestão Do Ex-Presidente Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução/Poder360

Depois que Lula assumiu o terceiro mandato, os Correios viram suas contas se deteriorarem. Sob gestão de Fabiano Silva dos Santos, conhecido como “Churrasqueiro de Lula”, a empresa tem insistido em gastar o dinheiro público, apesar dos prejuízos que enfrenta. 

A estatal ampliou, por exemplo, . Enquanto de 2019 a 2022 a média anual era de R$ 430 mil, em 2024 os investimentos em patrocínios chegaram a R$ 34 milhões.

Outro gasto que pagadores de impostos entendem como desnecessário ocorreu em fevereiro deste ano. Naquele mês, os Correios desembolsaram R$ 1,3 milhão para patrocinar o Encontro de Novos Prefeitos 2025. O evento ocorreu em Brasília. 

Organizado pela Presidência da República, com participação de associações municipais, o encontro teve a presença de Lula no painel de abertura.

Fonte: revistaoeste

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