O deputado federal (PL-SP) apresentou um requerimento na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, na quarta-feira 18, propondo uma audiência pública com parlamentares dos para discutir o bloqueio do no Brasil.
O parlamentar sugeriu que Chris Smith, presidente do Subcomitê de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes, e María Elvira Salazar, presidente do Subcomitê do Hemisfério Ocidental, participem da discussão.
Luiz Philippe justificou o convite lembrando que Chris Smith defendeu o desbloqueio da plataforma em um pedido oficial feito ao Brasil.
“O pedido expõe a ameaça à liberdade de expressão e à democracia que a proibição da rede social no Brasil representa”, disse o parlamentar.
Em maio, o Subcomitê de Direitos Humanos dos EUA solicitou à Organização dos Estados Americanos (OEA) investigações sobre supostas violações à liberdade de expressão no Brasil. O grupo argumentou que havia evidências de censura e abuso de autoridade judicial.
![Deputado Planeja Convidar Parlamentares Dos Eua Para Debater Bloqueio Do Twitter/X 2 Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/08/Deputado.jpg)
Smith, que recebeu uma comitiva de deputados brasileiros em maio, enviou uma carta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em junho. Nessa carta, ele interpelou o magistrado em sete pontos, referindo-se aos excessos cometidos pelo STF em relação à liberdade de expressão.
Já María Elvira Salazar, incluída no requerimento de Bragança, apresentou o projeto de lei “No Censors on Our Shores Act” (Nenhum censor nas nossas costas, em tradução livre).
Essa proposta visa a impedir que autoridades estrangeiras, acusadas de violar a liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos, entrem nos Estados Unidos.
Em seu site, Salazar criticou diretamente o ministro Alexandre de Moraes. Ela o classificou como parte de uma ofensiva internacional contra a liberdade de expressão. Salazar também mencionou Elon Musk como um dos afetados. O requerimento ainda aguarda apreciação pela mesa diretora da Câmara.
Fonte: revistaoeste