O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na , publicou um vídeo de um protesto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de 2021 como se fosse da manifestação deste domingo, 30. O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) organizou este último ato para protestar contra a anistia aos presos de 8 de janeiro.
Internautas rapidamente perceberam que o vídeo publicado por Guimarães é antigo, originalmente compartilhado pelo perfil do Partido dos Trabalhadores (PT) em 29 de maio de 2021. Eles acusam o deputado petista de divulgar fake news.

O protesto organizado por Boulos virou piada nas redes sociais, em virtude da baixa adesão do público. .
“A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande, mas tão grande, que dá para contar quantas pessoas foram na foto”, escreveu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
A câmera de registrou imagens da movimentação na Avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Apesar da baixa adesão, Guimarães declarou que a manifestação “é a maior demonstração de que a anistia não pode ser assunto a ser debatido na Câmara dos Deputados”.
O evento teve a participação de outros políticos de esquerda, como Lindbergh Farias (PT-RJ) e Erika Hilton (Psol-SP), que discursaram para o público.
Em 16 de março, . Diferente da manifestação de Boulos, o evento que ocorreu na capital fluminense reuniu uma multidão.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro contabilizou a presença de mais de 400 mil pessoas. Na ocasião, Bolsonaro defendeu sua candidatura em 2026 para a Presidência da República. Ele afirmou que a inelegibilidade poderia ser revertida.
Fonte: revistaoeste