Durante uma entrevista ao Jornal da Oeste, realizada na tarde desta sexta-feira, 21, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desconhece a realidade do cidadão brasileiro.
O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, anunciou a suspensão das linhas de crédito equalizadas do Plano Safra 2024/25. A medida começou a valer hoje e foi comunicada oficialmente às instituições financeiras, o que inclui bancos e cooperativas de crédito.
Na avaliação do deputado, as ofensivas do petista contra o agronegócio e a falta de elaboração de planos efetivos para outros setores da economia, como a indústria, evidenciam esse desconhecimento por parte do presidente.

Evair de Melo também acredita que a medida do Ministério da Fazenda foi uma “pirracinha” de Lula para pressionar a aprovação do Orçamento de 2025 no Congresso Nacional.
“Depois de anunciar a suspensão do Plano Safra, o governo anunciou R$ 4 bilhões para o agronegócio como ‘compensação’”, relatou Evair. “Isso só prova que a suspensão foi mais uma ‘pirracinha’ de Lula para pressionar o Orçamento. O Orçamento não foi aprovado no ano passado por incompetência do próprio governo.”
O deputado ainda declarou que Lula não tem popularidade e, se ainda restava algum “espírito de boa vontade”, a suspensão do Plano Safra marcou “o fim da boa vontade” neste governo.
Na visão do parlamentar, o anúncio do crédito de R$ 4 bilhões mostra que Lula “sentiu” o impacto negativo da suspensão do crédito e, por isso, delegou a gestão da crise ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Fonte: revistaoeste