A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou nas redes sociais declaraçÔes do diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Paulo Picchetti, em reuniÔes com investidores na quarta-feira, 23, em Washington, nos Estados Unidos. Ele foi indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inåcio Lula da Silva.
âComo pode um diretor do BC, o professor Paulo Picchetti, declarar, numa reuniĂŁo com empresa de investimentos, que âhĂĄ razĂ”es clarasâ para iniciar um ciclo de alta de juros no PaĂs?â, escreveu Gleisi, no X (antigo Twitter). âEle nĂŁo estava numa atividade acadĂȘmica para defender suas teses, que por sinal estĂŁo erradas.â
Na quarta-feira, 23, Picchetti participou de uma reuniĂŁo com investidores organizada pela XP Investimentos, em Washington. Durante a sua apresentação, ele mencionou ârazĂ”es clarasâ para que o ComitĂȘ de PolĂtica MonetĂĄria (Copom) tenha decidido voltar a aumentar os juros, mencionando as diversas incertezas no cenĂĄrio.
Gleisi criticou o que considerou, na fala de Picchetti, uma sanção Ă especulação. âEle Ă© parte da autoridade monetĂĄria, tem assento no Copom e devia ter mais responsabilidade, porque sua fala sinaliza uma disparada na especulação. Membros do BC nĂŁo deveriam sair falando por aĂâ, escreveu a presidente do PT.
(Com AgĂȘncia Estado)
Â
Â
Â
Fonte: hnt