Sophia @princesinhamt
Política

Deputada dos EUA envia mensagem para Lula e Moraes: as principais notícias do mês

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Neste fim de janeiro, traz novamente aos leitores as reportagens que mais fizeram sucesso ao longo do último mês de 2024. O texto abaixo, publicado originalmente em 2 de dezembro, informa que a deputada norte-americana María Elvira Salazar criticou Lula e Moraes.

Em maio, a deputada norte-americana María Elvira Salazar chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “condenado por corrupção” e classificou o ministro Alexandre de Moraes, do , como “operador totalitário” da Justiça brasileira. 

À ocasião, a parlamentar participava de uma audiência da Câmara dos Estados Unidos sobre a liberdade de expressão no Brasil. Agora, ela volta a criticar a Corte e diz para Lula ter “cuidado”.

Em entrevista à Gazeta do Povo, a María Salazar falou sobre qual deverá ser a postura do presidente reeleito dos EUA, Donald Trump, com relação aos regimes autoritários da América Latina, a exemplo de Cuba, Venezuela e Nicarágua.

“Os regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um novo xerife na cidade”, disse a deputada. “Não haverá mais tolerância para seus aparatos repressivos, e estou confiante de que a administração Trump tomará as medidas necessárias para mantê-los na linha”, completou.

María afirmou ainda que esses regimes “opressores” agora terão de lidar também com Marco Rubio (secretário de Estado dos EUA) e Mike Waltz (conselheiro de Segurança Nacional). Ela os chama de “amigos declarados da liberdade na América Latina”. 

2025 word1
Da esquerda para a direita, o presidente Lula e o ministro Alexandre e Moraes | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Recentemente, Lula se referiu a Trump como “nazista”. Já o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusou Elon Musk, que fará parte do novo governo, de “tendências nazistas”. 

Sobre o comportamento dos dois chefes de Estado, a deputada afirmou que ambos devem ter “muito cuidado” antes de seguir “o mesmo caminho de outros socialistas”, como o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, ou Daniel Ortega, da Nicarágua.

“Os Estados Unidos, sob o comando do presidente Trump, terão tolerância zero para novas tentativas de repressão”, declarou María. 

Questionada sobre sua promessa de retirar o visto norte-americano de Alexandre de Moraes e de outras autoridades brasileiras que estariam “limitando a liberdade de expressão”, a parlamentar afirmou à Gazeta:

“Trump cercou-se de pessoas como Elon Musk, que têm plena consciência das violações de liberdade de expressão perpetradas pelo ministro Moraes contra seu próprio povo”.

Segundo a deputada republicana, “o governo dos EUA não deve mais continuar recompensando governos na América Latina que violam o direito de liberdade de expressão de seus cidadãos”.  

Neste vídeo, María Salazar faz críticas a autoridades brasileiras e diz a Moraes: “Não pense que é Deus”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.