PolĂ­tica

Deputada dos EUA envia mensagem direta para Lula e Moraes: saiba mais!

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

Em maio, a deputada norte-americana María Elvira Salazar chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “condenado por corrupção” e classificou o ministro Alexandre de Moraes, do , como “operador totalitário” da Justiça brasileira. 

À ocasiĂŁo, a parlamentar participava de uma audiĂȘncia da CĂąmara dos Estados Unidos sobre a liberdade de expressĂŁo no Brasil. Agora, ela volta a criticar a Corte e diz para Lula ter “cuidado”.

Em entrevista à Gazeta do Povo, a María Salazar falou sobre qual deverå ser a postura do presidente reeleito dos EUA, Donald Trump, com relação aos regimes autoritårios da América Latina, a exemplo de Cuba, Venezuela e Nicarågua.

“Os regimes opressores ao redor do mundo saberĂŁo que hĂĄ um novo xerife na cidade”, disse a deputada. “NĂŁo haverĂĄ mais tolerĂąncia para seus aparatos repressivos, e estou confiante de que a administração Trump tomarĂĄ as medidas necessĂĄrias para mantĂȘ-los na linha”, completou.

MarĂ­a afirmou ainda que esses regimes “opressores” agora terĂŁo de lidar tambĂ©m com Marco Rubio (secretĂĄrio de Estado dos EUA) e Mike Waltz (conselheiro de Segurança Nacional). Ela os chama de “amigos declarados da liberdade na AmĂ©rica Latina”. 

2025 word2
Da esquerda para a direita, o presidente Lula e o ministro Alexandre e Moraes | Foto: Lula Marques/ AgĂȘncia Brasil

Recentemente, Lula se referiu a Trump como “nazista”. JĂĄ o presidente da ColĂŽmbia, Gustavo Petro, acusou Elon Musk, que farĂĄ parte do novo governo, de “tendĂȘncias nazistas”. 

Sobre o comportamento dos dois chefes de Estado, a deputada afirmou que ambos devem ter “muito cuidado” antes de seguir “o mesmo caminho de outros socialistas”, como o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, ou Daniel Ortega, da Nicarágua.

“Os Estados Unidos, sob o comando do presidente Trump, terão tolerñncia zero para novas tentativas de repressão”, declarou María. 

Questionada sobre sua promessa de retirar o visto norte-americano de Alexandre de Moraes e de outras autoridades brasileiras que estariam “limitando a liberdade de expressão”, a parlamentar afirmou à Gazeta:

“Trump cercou-se de pessoas como Elon Musk, que tĂȘm plena consciĂȘncia das violaçÔes de liberdade de expressĂŁo perpetradas pelo ministro Moraes contra seu prĂłprio povo”.

Segundo a deputada republicana, “o governo dos EUA nĂŁo deve mais continuar recompensando governos na AmĂ©rica Latina que violam o direito de liberdade de expressĂŁo de seus cidadĂŁos”.  

Neste vĂ­deo, MarĂ­a Salazar faz crĂ­ticas a autoridades brasileiras e diz a Moraes: “NĂŁo pense que Ă© Deus”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.