Via @uolnoticias | A deputada estadual de Minas Gerais Amanda Teixeira (PL) entregou hoje uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado estadual Leleco Pimentel (PT), após ele tê-la chamado de “Barbie da Shopee”.
O que aconteceu
Documento foi entregue ao presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Tadeu Martins Leite (MDB), durante sessão plenária. Nele, Amanda pede que o líder da Casa acione a Comissão de Ética.
Para a deputada, Leleco “reproduziu e reforçou expressão de conteúdo depreciativo e misógino” ao chamá-la de “Barbie da Shopee”. Ela descreve que o comentário gerou “tumulto em plenário, risos, vaias, interrupção dos trabalhos legislativos e necessidade de intervenção da presidência para restabelecimento da ordem”.
“Ao reduzir a parlamentar à sua aparência física, por meio de um rótulo depreciativo com conteúdo misógino, e ao expô-la ao ridículo para desqualificar sua legitimidade na tribuna e no processo legislativo, a fala do representado configura forma de constrangimento e humilhação voltada especificamente ao fato de ela ser mulher em exercício de mandato eletivo, atentando contra seu pleno exercício de direitos políticos.”
*Representação apresentada pela deputada estadual Amanda Teixeira (PL)
A deputada menciona sanções previstas no Código de Ética da ALMG. Também menciona a lei federal nº 14.192/2021, que trata de violência política contra a mulher. Ela pede:
- Reconhecimento da quebra de decoro parlamentar e de ofensa moral;
- Aplicação de censura escrita a Leleco;
- Abertura de resolução para a perda de mandato do deputado;
- Retratação pública em plenário;
- Encaminhamento do caso ao Ministério Público para apuração de eventual violação à lei federal
Entenda o caso
Episódio aconteceu em 23 de outubro, durante sessão na ALMG sobre a atuação de empresas de saneamento. Na ocasião, Leleco citou um discurso anterior de Amanda sobre o presidente da Argentina, Javier Milei.
“O doutor Hely [Tarqüínio, do PV-MG] não veio aqui falar besteira, como fez uma deputada para puxar saco de Milei no outro dia, que tomou uma vaia e que precisa continuar. Eu não vou citar o nome da deputada para ela não ter o direito de vir aqui me citar, eu não falo, mas vocês podem falar.”
*Deputado estadual Leleco Pimentel (PT)
Em respostas, alguns dos presentes entoaram: “Barbie da Shopee”. E o deputado finalizou: “Por favor, respeitem a Barbie da Shopee”.
Amanda usou parte do seu tempo na tribuna para rebater o colega. “O deputado veio a plenário me agredir, falar sobre questão de aparência, o que é totalmente fútil e machista. Hoje, aqui no debate que estamos tendo, vir falar de aparência, Barbie da Shopee? O que é isso para você, deputado? Isso é bullying”, disse.
Mais tarde, a deputada também se manifestou pelo Instagram. “Quando a esquerda me chama de Barbie da Shopee achando que me ofende, mal sabem eles que até a Barbie compra na Shopee quando quer economizar”, ironizou.
Fernanda Bassi
Imagem: Guilherme Dardanhan/ALMG
Fonte: @uolnoticias








