Vamos tentar ter empatia por um momento e nos colocar no lugar de : imagine o imenso fardo de ter que dar continuidade à história de , como . Some a isso o fato de sentir a respiração do próprio em seu pescoço enquanto trabalha, e suores frios são garantidos.
“Eu jamais conseguiria trabalhar com Ridley atrás de mim”
Visto dessa forma, é mais do que compreensível a tensão que Villeneuve deve ter sentido durante as filmagens de . Um sentimento indesejável que ele tentou dissipar dispensando Scott do set com uma demonstração de excelente humor, como relatou em uma entrevista ao Deadline.
“[Ridley Scott] estava sempre presente porque estava lidando com seu roteiro, suas ideias, seu universo, seus personagens, então eu pensava em Ridley o tempo todo. Eu tinha a responsabilidade de respeitar, de honrar o legado do filme original. Ele me disse logo no início que me daria todo o espaço e toda a liberdade, que ele se afastaria e que tudo seria minha responsabilidade, e que se eu precisasse dele, ele estaria do outro lado da linha. Caso contrário, eu estaria por minha conta. Esse , porque eu jamais conseguiria trabalhar com Ridley ao meu lado.”
Warner Bros.
“Um dia, ele veio ao set e, depois de alguns minutos parado atrás de mim, a situação ficou insuportável. Fiz uma piada. Disse: ‘Ei, Ridley, qual é o seu diretor favorito?’ Ele respondeu: ‘Adoro e [.’ Eu disse: ‘Eu também adoro Bergman, então, Ridley, como você se sentiria se estivesse dirigindo no set e tivesse Bergman atrás de você?’ Ele caiu na gargalhada e saiu do set, porque eu estava tentando dirigir e pensando: ‘Não, isso não está funcionando.'”
Como Denis deixa bem claro, ter uma figura do calibre de Scott por perto durante uma produção dessa natureza é uma faca de dois gumes. Por um lado, ter o apoio e a sabedoria de um diretor do seu nível, sempre disposto a ajudar, é inestimável; mas tê-lo supervisionando seu trabalho, mesmo sem intenções críticas ou intrusivas, inspira um respeito que faz valer a pena convidá-lo para um passeio enquanto você termina de filmar as cenas do dia.
Aliás, é surpreendente que Scott tenha se lembrado de Kubrick quando perguntado sobre seus cineastas favoritos, considerando o quanto ele criticou o diretor de , alegando que . Mas talvez seja o único filme de Kubrick de que ele não gosta.
Fonte: adorocinema






