O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, recebeu a visita da delegação da Câmara de Comércio Brasil e Califórnia (BCCC), nessa quarta-feira (21.05). Durante o encontro, firmaram o interesse em estreitar as relações comerciais para o desenvolvimento da agroindústria, com o fomento da internacionalização dos negócios.
“Precisamos intensifica mais as conexões comerciais, institucionais e tecnológicas com os Estados Unidos. Temos interesses em novas parcerias que possam contribuir para o crescimento da indústria mato-grossense”, pontuou Rangel que destacou o potencial econômico da produção de etanol. Atualmente Mato Grosso é o segundo maior produtor do país, com 6,7 bilhões de litros produzidos por 15 indústrias, com potencial para ser o maior nacionalmente em poucos anos.
Para o presidente da BCCC, Felipe Cusnir, a intenção é conhecer os gargalos e identificar estratégicas para fomentar a agroindústria. Ele explicou que Brazil California Chamber of Commerce (BCCC) é uma organização sem fins lucrativos sediada na Califórnia dedicada a fomentar as relações comerciais e institucionais entre o Brasil e os Estados Unidos.
“O nosso trabalho é conectar pessoas, empresas e instituições entre o Brasil e os EUA e informar sobre oportunidades de negócios, regulamentações, tendências de mercado e inovação”, disse Cusnir.
Internacionalização – Em 2024, as exportações de Mato Grosso para os Estados Unidos totalizaram 183,4 mil toneladas (US$ 415 milhões) sendo o 17º país que mais exportou para o estado. Por outro lado, as importações chegaram a 197,9 mil toneladas (US$ 301,8 milhões), posicionando o país americano na quarta posição das compras realizadas pelas indústrias mato-grossenses.
Fonte: cenariomt