Pedro Vaca, relator da Organização dos Estados Americanos (OEA), está no Brasil para uma série de reuniões. O objetivo é tratar sobre a liberdade de expressão no país. Em razão disso, parlamentares e familiares dos presos pelo 8 de janeiro aproveitaram o momento para reunir-se com o comissário. Eles denunciaram algumas ações dos ministros do Supremo Tribunal Federal ().
Em entrevista à edição desta quinta-feira, 13, do , o desembargador aposentado Sebastião Coelho disse que os encontros contribuíram para que Pedro Vaca “conhecesse o verdadeiro sistema brasileiro”.
Ele ainda ressaltou que o relator da OEA documentou as queixas em um relatório, que levará aos Estados Unidos.
“O relator está levando do Brasil a imagem real de como é o nosso sistema”, disse Coelho. “Temos um tribunal abusador. Também temos um sicário chamado Alexandre de Moraes. Pedro Vaca levará tudo isso por meio do relatório.”
Coelho, que também atua na defesa de Filipe Martins, disse que o ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro estava disposto a conversar com Pedro Vaca. O objetivo da conversa também seria denunciar os abusos do STF.

O desembargador afirmou que solicitou ao representante da OEA a conversa. Como Filipe Martins está em Ponta Grossa (PR), a reunião seria por videoconferência. No entanto, segundo Coelho, o pedido foi recusado, em razão da agenda de Pedro Vaca.
Coelho também disse esperar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faça com Moraes o mesmo que fez com Karim Khan, procurador do Tribunal Penal Internacional. Recentemente, o republicano aplicou sanções a Khan por envolver-se em ações contra os EUA.

O procurador, que é britânico, também foi acusado de abuso de poder ao pedir a prisão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra. “Assim como Trump sancionou o procurador do Tribunal Penal Internacional, espero que Moraes também receba sua punição.”
Fonte: revistaoeste