A Defesa Civil de Mato Grosso mobilizou uma força-tarefa nesta semana para entregar ajuda humanitária ao município de Colniza (1.065 km de Cuiabá). A cidade foi severamente castigada por chuvas intensas logo na primeira semana de janeiro, que deixaram um rastro de destruição em dezenas de moradias.
De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Defesa Civil municipal, foram registrados cerca de 110 milímetros de chuva em um curto intervalo de tempo. O volume pluviométrico foi suficiente para danificar pelo menos 31 residências, deixando famílias em situação de vulnerabilidade.
Assistência Logística Os materiais chegaram ao município na sexta-feira (16) e incluem:
-
50 cestas de alimentos;
-
Kits de higiene pessoal e limpeza;
-
20 colchões;
-
Uma caixa d’água para restabelecimento de abastecimento.
Além do suporte material, a Defesa Civil estadual mantém um monitoramento técnico e o envio de alertas meteorológicos antecipados para a prefeitura local, visando mitigar novos riscos durante o período proibitivo de chuvas na região amazônica de Mato Grosso.
Atendimento em São Pedro da Cipa
A ação do Estado também alcançou o município de São Pedro da Cipa (149 km de Cuiabá). Uma família que teve o imóvel completamente alagado recebeu apoio imediato com a entrega de mantimentos, colchões e telhas para a reconstrução do telhado danificado.
O Governo de Mato Grosso reforçou que o monitoramento segue em tempo real em todas as regiões do estado, priorizando o suporte emergencial às famílias atingidas por desastres naturais típicos desta época do ano.
Fonte: leiagora






