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Da Redação
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Coronel Octayde Jorge da Silva, lançou o projeto “Juventude em Pauta, Maioridade Penal em Debate”.
A iniciativa reúne cerca de 250 estudantes do ensino médio em uma imersão profunda sobre a proposta de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. Este tema é de grande relevância, pois afeta diretamente a faixa etária dos alunos e está em discussão no Congresso Nacional.
Mais de 2 meses de imersão e diálogo
Ao longo de mais de dois meses, os jovens foram desafiados a ir além dos livros. Realizaram pesquisas aprofundadas e engajaram-se em diálogos com uma rede diversa de especialistas, incluindo membros do Judiciário e Ministério Público, profissionais de saúde, políticos das esferas federal, estadual e municipal, e representantes de movimentos sociais.
Essa abordagem multidisciplinar foi vital para que os alunos pudessem desvendar a complexidade do tema, absorvendo e analisando diferentes perspectivas, o que lhes permitiu construir argumentos sólidos e fundamentados.
Com a participação de oito turmas, o projeto culmina em quatro dias de debates dialógicos. A dinâmica é fascinante: a cada dia, duas turmas assumem posicionamentos opostos – uma defendendo a redução da maioridade penal e a outra argumentando contra.
Cada equipe é responsável por apresentar fatos, dados e análises robustas, fomentando não apenas o respeito às divergências, mas também uma compreensão multifacetada do assunto.
Ao final dessa jornada, um corpo de jurados composto por professores do IFMT avaliará as argumentações, não com o objetivo de eleger um “vencedor” em um sentido competitivo, mas sim de valorizar o raciocínio crítico e a qualidade das defesas, reconhecendo o empenho e o aprendizado adquirido.
O legado
Líderes do IFMT e coordenadores do projeto expressam grande entusiasmo com a iniciativa. O Reitor do IFMT, Júlio Santos, elogiou a “brilhante realização” do projeto, enfatizando que debater a maioridade penal com estudantes do ensino médio é um “exercício de cidadania que evidencia o compromisso do IFMT com uma educação crítica, reflexiva e transformadora.”
Ele incentiva a replicação de ações como essa em todos os campi, ressaltando a importância de “ouvir e envolver ativamente a juventude nas grandes discussões que a afetam diretamente.”
Alceu Aparecido Cardoso, diretor-geral do IFMT, Campus Coronel Octayde Jorge da Silva, reiterou o compromisso da instituição com uma educação que “ultrapassa a sala de aula e forma cidadãos conscientes,” celebrando o senso crítico e a responsabilidade social demonstrados pelos jovens.
A Professora Dra. Christiany Fonseca, docente de Sociologia e coordenadora do projeto, destacou o “amadurecimento intelectual e cidadão” dos estudantes. “É por meio de experiências como essa que a escola cumpre seu papel de formar sujeitos pensantes, capazes de dialogar com o mundo de forma ética, consciente e transformadora”, afirmou, orgulhosa do empenho e do crescimento dos alunos.
Os próprios estudantes testemunham o impacto do projeto. Maria Luiza dos Santos Arruda, aluna do 2º B de Eventos, descreveu a experiência como um “mergulho na complexidade do mundo real, onde opinião exige responsabilidade, pesquisa e escuta.” Laís Amissis Rodrigues, do 2º ano A de Eventos, citou o psicólogo Lev Vygotsky, afirmando que “o aprendizado ocorre através da interação social e do diálogo,” e complementou: “Além de alunos, somos resistentes e, principalmente, o meio que impede o fim.”
Os debates do projeto “Juventude em Pauta, Maioridade Penal em Debate” acontecerão nos dias 14, 15, 17 e 18 de julho, no auditório do IFMT – Campus Coronel Octayde Jorge da Silva, das 13h às 18h. Excepcionalmente no dia 14 de julho, o debate será realizado no Plenarinho da Câmara Municipal de Cuiabá. A iniciativa reafirma o compromisso do IFMT com a formação integral de jovens que são protagonistas em temas cruciais para a sociedade brasileira.
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Fonte: unicanews