Ănica News
Da Redação
Levantamento feito pelo Serviço de Apoio Ă s Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que o Dia dos Namorados â celebrado em 12 de junho â vai muito alĂ©m de uma data comemorativa para casais. Em 2025, 46% da população no estado devem ir Ă s compras na Ășltima grande data comercial do primeiro semestre e a estimativa de movimentação financeira Ă© de R$ 137 milhĂ”es na economia local.
Especialistas destacam que os setores de comĂ©rcio varejista e serviços serĂŁo os mais impactados. Dois terços dos consumidores indicaram que vĂŁo adquirir presentes. Perfumes (63%), chocolates (35%), roupas e acessĂłrios (27%) e flores (16%) lideram a lista de preferĂȘncias. Outros 13% dos entrevistados vĂŁo investir em jantares, cinema e viagens com seus companheiros. O restante vai combinar as duas formas e conciliar produtos com experiĂȘncias especiais.
De acordo com a analista TĂ©cnica do Sebrae Mato Grosso, Marielly Fonseca, que tambĂ©m Ă© especialista em marketing, o apelo emocional da data Ă© fundamental para alavancar a captura de clientes e o faturamento. âEssa data influencia o comportamento do consumidor, que fica propenso a gastar mais. Para explorar todo o potencial da comemoração, a melhor estratĂ©gia Ă© preparar ambientes temĂĄticos e experiĂȘncias sensoriais, como decoraçÔes e vitrines que capturem a atenção.â
Embora o ticket mĂ©dio de gastos com produtos e serviços relacionados ao dia 12 de junho seja de R$ 430, mais da metade dos consumidores vai destinar cerca de R$ 350. Segundo a pesquisa, 45% dos casais vĂŁo fazer pesquisas de preço antes da compra. No processo de decisĂŁo, a qualidade do produto e as promoçÔes sĂŁo os principais fatores de influĂȘncia.
A especialista em marketing aponta que apostar em ofertas e combos Ă© decisiva para cativar o consumidor e pode estimular na decisĂŁo de compra. Ela tambĂ©m sugere parcerias entre as empresas de diferentes segmentos. âPor exemplo, restaurantes podem se unir a floriculturas ou lojas de presentes para criar combos integrados para aumentar o engajamento e gerar valorâ, comenta.
Para se ter ideia, quase 60% dos respondentes afirmaram que ofertas atrativas podem fazĂȘ-los mudar de ideia na hora de comprar um determinado item. O cenĂĄrio Ă© decorrente da instabilidade econĂŽmica que afeta as finanças da população. Mesmo com cifras expressivas, a estimativa de incremento na economia caiu 43% no comparativo com 2024. JĂĄ a intenção de compra retraiu 3 pontos percentuais.
Oportunidades para empreender
O pĂșblico diversificado que pretende comemorar o Dia dos Namorados abre caminhos para que os pequenos negĂłcios adaptem seus produtos, serviços e preços Ă realidade local para ganhar receitas. Conforme o estudo, 4 em cada 10 casais devem realizar as compras na vĂ©spera do Dia dos Namorados â o que reforça a importĂąncia de açÔes promocionais e de comunicação, sobretudo na reta final.
Na visĂŁo da gestora de pesquisas temĂĄticas do NĂșcleo de InteligĂȘncia de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o empreendedor deve expandir os canais de pagamento para atender todos os clientes. âOutro ponto de destaque Ă© valorizar o atendimento personalizado. Muitas vezes, o diferencial competitivo do pequeno negĂłcio Ă© o cuidado para com o cliente e a escuta ativa para melhorar a sua experiĂȘnciaâ, diz.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi conduzida via entrevistas telefĂŽnicas, entre os dias 1Âș e 30 de abril de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 996 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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Fonte: unicanews