Sophia @princesinhamt
Notícias

Cronograma de Vacinação Escolar em Campo Grande: Descubra as Novidades!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul vão aderir ao Programa Saúde nas Escolas, campanha que visa atualizar a caderneta de vacinação de estudantes de até 15 anos.

Em Campo Grande, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o cronograma será definido por unidade de Saúde da área de cada escola.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“A Sesau informa que a ação acontecerá conforme cronograma estabelecido pelas unidades de saúde responsáveis pela área de abrangência onde cada escola está localizada. Sendo assim, a interlocução acontecerá diretamente entre a escola e a unidade.

Para a vacinação, o aluno precisará apresentar autorização por escrito dos pais ou responsáveis. Esta ação tem como principal objetivo ampliar a cobertura da vacina contra o HPV, que protege contra diversos tipos de câncer. No entanto, também poderão ser ofertadas outras doses para atualização da caderneta de vacinação.”

Cerca de 413,5 mil alunos de 1.039 escolas pactuadas devem ser vacinados em Mato Grosso do Sul.

As ações contarão com a participação dos profissionais do SUS, que irão vacinar os estudantes no ambiente escolar ou encaminhá-los às unidades básicas de saúde — sempre com a devida autorização dos responsáveis.

Também haverá checagem das cadernetas de vacinação para alertar pais e responsáveis sobre a necessidade de atualização.

Programa Saúde nas Escolas

A aplicação dos imunizantes começou nesta segunda-feira (15) e seguirá até 25 de abril. De acordo com o Governo Federal, o programa une esforços dos ministérios da Saúde e da Educação para vacinar 90% dos estudantes — crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Serão aplicadas doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.

A partir deste ano, a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como uma estratégia específica de imunização. As doses aplicadas nas escolas, ou por meio de encaminhamento escolar, devem ser registradas com a opção “vacinação escolar”.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.