Crise dos Chips coloca linhas de produção da Volkswagen em risco iminente
VW admite ter suprimentos para apenas mais uma semana. Entenda como a disputa política entre EUA e China sobre a Nexperia suspendeu a exportação de chips e ameaça paralisar a produção do Golf, Tiguan e outros modelos.
A indústria automobilística europeia está à beira de uma nova e grave paralisação. Desta vez, a escassez de semicondutores é de natureza puramente política e já levou o Grupo Volkswagen a admitir publicamente que possui chips suficientes para manter suas linhas de produção funcionando apenas “até o final da próxima semana”.
Crise dos Chips coloca linhas de produção da Volkswagen em risco iminente
A crise foi deflagrada pela suspensão das exportações de chips simples, fabricados pela empresa Nexperia na China, como consequência de uma disputa geopolítica envolvendo os Estados Unidos e o governo holandês.
O cerne do problema remonta à decisão do governo holandês, sob pressão da administração Trump, de assumir o controle da Nexperia (empresa sediada na Holanda), citando preocupações com propriedade intelectual devido à sua propriedade chinesa. Em retaliação, a China suspendeu as exportações desses componentes cruciais.
A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) expressou profunda preocupação, alertando que muitos de seus membros “já esperam paralisações iminentes nas linhas de montagem”.

Chips Nexperia: São descritos como “simples”, mas são essenciais. Eles são utilizados nas unidades de controle do sistema elétrico de veículos da maioria das grandes montadoras europeias.
Crise Política, Não Física: O diretor financeiro do Grupo Volkswagen, Arno Antlitz, enfatizou que não se trata de uma “escassez física de oferta”, mas sim de uma “escassez de oferta resultante de decisões políticas”.
O desafio imédiato do Grupo Volkswagen
O Grupo VW está na linha de frente dessa nova crise. A montadora já havia suspendido, na última quarta-feira, a produção do Volkswagen Golf em sua principal fábrica, em Wolfsburg, devido à falta de suprimentos.
Durante a teleconferência de resultados financeiros, Arno Antlitz detalhou a situação crítica:
“Analisamos a situação dia a dia e semana a semana, e o que podemos afirmar até o final da próxima semana é que temos suprimento suficiente.”
A interrupção na produção do Golf deverá ser seguida pela paralisação de, pelo menos, outros três modelos fabricados em Wolfsburg: Tiguan, Touran e Tayron. O Grupo não informou por quanto tempo as linhas podem ficar paradas.

Buscas por alternativas
Para mitigar o impacto e evitar um colapso total, o Grupo VW está trabalhando incansavelmente na busca por fornecedores alternativos.
Ações de Mitigação: “Não podemos ficar parados. Por isso, tentamos encontrar fontes alternativas, obtê-las de fontes alternativas. Até agora, temos conseguido isso,” disse Antlitz.
Transparência vs. Crise Anterior: Apesar do pânico, o executivo buscou acalmar o mercado ao afirmar que há “muito mais transparência” do que na crise global de semicondutores que afetou a indústria entre 2021 e 2023.
No entanto, a solução definitiva para esta crise depende de um acordo de alto nível. Antlitz foi enfático ao afirmar que, sendo uma questão puramente política, ela deve ser resolvida com as partes envolvidas “se sentem juntas e encontrem soluções para o mercado europeu e, basicamente, para a indústria mundial.”
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Fonte: garagem360






