Cirurgião retira tumor gigante do pescoço de criança; operação de graça
Essa criança tinha um tumor gigante no pescoço, tão grande que subia até o rosto dela e já começava a prejudicar a respiração da menina. De família pobre, ela foi levada até um cirurgião voluntário e pôde fazer a operação gratuitamente. O caroço crescia desde que ela tinha cinco meses de idade.
Aos 10 meses a família começou a temer pelo pior, porque já estava imenso. “O tumor havia crescido tão rápido, quase do tamanho da cabeça dela, escondendo seu lindo rosto”. Foi quando a mãe, Aminata, encontrou um voluntário que trabalha para a Mercy Ships, uma organização beneficente de saúde que opera hospitais a bordo de navios.
Lá os médicos viram que o tumor estava comprimindo as vias aéreas de Memunatu. “Eu estava muito preocupada com a minha filha”, disse Aminata. “Ela é tão pequena para ter uma condição dessas.” Imediatamente, e a equipe médica levou a menina para a anestesia, fez a intubação complexa e começou a cirurgia meticulosa, que durou 4 horas e foi um sucesso.
Cirurgia no navio
O Global Mercy estava atracado em Freetown, capital de Serra Leoa, e a cirurgia gratuita foi a bordo do navio.
A operação foi realizada pelo Dr. Leo Cheng, cirurgião bucomaxilofacial de cabeça e pescoço do Royal London Hospital. Ele confirmou que, sem a cirurgia, o quadro dela teria piorado e afetaria a capacidade de engolir, comer, falar e até de chorar.
“A cada milímetro, eu estimava, calculava e tentava evitar qualquer sangramento”, disse Cheng. “A recuperação foi lenta, mas muito positiva — graças a Deus”, disse o médico.
Leia mais notícia boa
Alegria na alta médica
Depois da cirurgia bem-sucedida, Memunatu e a mãe permaneceram no navio até que o inchaço diminuísse e ela se recuperasse.
“Se não fosse por essa cirurgia que a Mercy Ships fez pela minha filha, ela teria morrido”, agradeceu a mãe.
“Quando ela recebeu alta, foi uma alegria imensa ver o rosto de Memunatu”, disse Anne-Marie.
Cicatrizou rápido
De volta para casa, semanas após a cirurgia, o pescoço da criança já estava cicatrizado.
“Os olhos dela estavam cheios de luz e alegria”, disse o médico.
Desde 2023, o navio Global Mercy realizou mais de 3.630 cirurgias gratuitas na África Subsaariana para pessoas que perdem anos de vida saudável devido a doenças facilmente tratáveis.
Um trabalho gratuito e maravilhoso!
Fonte: sonoticiaboa






