Notícias

Criança com queimaduras graves passa por técnica inovadora de expansão de pele no HMC: saiba mais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) entrou para a história da medicina em Mato Grosso ao realizar esta semana a primeira cirurgia de alta expansão de pele do estado. O procedimento inovador foi usado para tratar Ryelvy Miguel, um menino de 11 anos que teve 80% do corpo queimado em um acidente doméstico.

A técnica, que até então só existia em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ), oferece uma nova chance de recuperação para o garoto e para outros pacientes em estado grave.

A cirurgia promete mudar o futuro de Ryelvy, que já passou por diversos procedimentos dolorosos, como a retirada de pele do couro cabeludo. O método permite que uma pequena área de pele saudável seja expandida em até nove vezes, criando material suficiente para cobrir grandes extensões de queimadura. Para a mãe do menino, Viviane Ribeiro, o procedimento é a resposta a uma longa batalha.

Ele já passou por várias cirurgias, muito dolorosas. Quando falaram desse novo equipamento, eu fiquei mais tranquila, porque a médica me explicou que um pedaço pequeno de pele pode ser expandido e se tornar suficiente. Isso traz esperança. Eu creio que essa última cirurgia vai ser a vitória dele“, disse Viviane, emocionada.

O que dizem os médicos

O cirurgião plástico e coordenador do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HMC, Dr. Carlos Alberto Maranhão, explicou a importância do avanço. “O procedimento que realizamos hoje foi utilizado como treinamento de uma técnica nova, indicada para casos graves, em que o paciente tem áreas queimadas muito extensas e profundas. Muitas vezes, temos dificuldade em encontrar áreas doadoras, e esse equipamento será um grande benefício para nossos pacientes“, afirmou.

A cirurgiã plástica do CTQ, Dra. Adriana Iveth Barón, garantiu que a equipe trabalhará para que a tecnologia seja mantida de forma definitiva no estado. “Essa parceria vai mudar muito a recuperação, o tempo cirúrgico e a internação dos nossos pacientes”, destacou.

Com a realização da cirurgia, o HMC se consolida como referência no tratamento de queimaduras graves, trazendo o que há de mais moderno na medicina para o tratamento de pacientes como Ryelvy.

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.