Notícias

Crescimento de Lúcio Som impulsionado pelo mercado de eventos em Cuiabá: uma história de sucesso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Lúcio Som: uma história de crescimento impulsionada pelo mercado de eventos em Cuiabá

“A grande virada para a nossa empresa foi com a chegada do Centro de Eventos do Pantanal, em 2000”, avalia o administrador Marcos Viana

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
07/08/2025 às 08:00

A Lúcio Som, empresa cuiabana e familiar especializada em som e iluminação para eventos, celebra um crescimento notável, impulsionado pela expansão do mercado local. Fundada em 1986, por Lúcio Viana, a empresa teve sua “grande virada” com a chegada do Centro de Eventos do Pantanal (CEP), inaugurado em 2000. Hoje, sob a liderança do administrador Marcos Viana, filho do fundador, a Lúcio Som se posiciona como referência em eventos corporativos, oferecendo soluções tecnológicas completas.

2025 word3
Lúcio Viana é um dos pioneiros no ramo de som e iluminação, em Cuiabá. Em 1986, fundou a empresa “Lúcio Som”, hoje administada pelo filho, Marcos Viana

Marcos Viana destaca a visão pioneira do seu pai Lúcio, que percebeu uma lacuna no mercado local. “Naquela época, meu pai enxergou que as empresas aqui de Cuiabá atuavam mais com festas e shows. A partir desta percepção, ele buscou se especializar no segmento de eventos com palestras e reuniões, que exigiam equipamentos mais adaptados”, conta. Essa antecipação permitiu que a Lúcio Som se adaptasse às demandas específicas do segmento corporativo, que exigia equipamentos mais sofisticados.

Ao longo dos últimos 40 anos, o mercado de eventos corporativos em Cuiabá foi se expandindo com a chegada de novos espaços, incluindo o Centro de Eventos do Pantanal (CEP). A inauguração do CEP, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), foi um marco que inseriu Cuiabá no radar de eventos de pequeno a grande porte, tanto em nível nacional como internacional.

O empresário relembra as primeiras parcerias da Lúcio Som com as associações comerciais de Cuiabá e Várzea Grande, que abriram portas para os hotéis da região, onde muitos eventos corporativos aconteciam. A parceria com o Sebrae Mato Grosso, iniciada em 1994, também foi fundamental. “Atuamos em conjunto nos mais diversos eventos, como a Feira de Móveis (Femov) e os eventos do antigo Moitará Sebrae Center, no Goiabeiras”, conta.

A Lúcio Som se especializou constantemente, trazendo ideias e tendências observadas nos grandes centros urbanos. Atualmente, a empresa oferece uma gama completa de serviços, incluindo áudio, projeção em vídeo e painel de LED, videowall, TV de plasma, iluminação, informática, transmissão online, estrutura de palco e box truss.

“A chegada do CEP foi, de fato, a grande virada para a nossa empresa. Tivemos que contratar mais colaboradores, investir em novos equipamentos e na logística. Foi o CEP que abriu as portas para nós e, por meio dele, conquistamos clientes em outros estados”, afirma Marcos. Um exemplo foi a boa reputação conquistada que fez a empresa atender a comitiva do G-20, em Mato Grosso.

Impacto do CEP na economia local

2025 word3
A “Lúcio Som” foi a responsável pela montagem da “ExpoMinério”, realizada em novembro do ano passado, no Centro de Eventos do Pantanal

Próximo de completar 25 anos de fundação, em 27 de agosto, o Centro de Eventos do Pantanal tem atuado pelo desenvolvimento e expansão do mercado de eventos em Cuiabá. Ao posicionar a cidade como um importante polo de eventos de qualquer natureza, além de um importante destino de turismo de negócios, o CEP é responsável por cerca de 266 mil postos de trabalho ao longo de sua existência, transformando a realidade dos profissionais da cidade.

O gerente do CEP, Charles Padilha, destaca a importância da empresa Lúcio Som na história do local, classificando-a como um exemplo do potencial econômico que a capital mato-grossense pode oferecer para quem trabalha no ramo.

“Não tem como contar a história do CEP sem citar o Lúcio Som e as demais empresas parceiras que têm construído essa história junto com a gente”, afirma Padilha. Ele ressalta ainda que os contratantes podem encontrar aqui, a mesma infraestrutura e tecnologia encontradas nos grandes centros, “graças à capacitação destes profissionais e o grande investimento já realizado para oferecer a melhor experiência em eventos do Centro-Oeste. Com a nossa reforma, continuamos o nosso trabalho árduo em fazer a captação e realização de uma diversidade de eventos para Cuiabá”, conclui.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.