As praias no extremo sul da Bahia têm algo de especial. A idílica Corumbau, por exemplo, faz parte da Costa das Baleias, um refúgio marinho para estes animais. O sonolento vilarejo tem tudo o que se espera de um paraíso litorâneo e é ideal para quem procura sossego e relaxamento.
Corumbau, que faz parte do município do Prado, não tem muita infraestrutura nem badalação – os seus grandes tesouros são o mar azul cristalino, as praias de água doce e salgada, além de ilhas e mangues. Os coqueirais e barquinhos pesqueiros acrescentam um colorido à paisagem.
Veja quando e como aproveitar o melhor desse lugar único.
Corumbau é refúgio para turistas e vida marinha
No período de julho a outubro, diversas expedições turísticas de observação saem de Corumbau e de sua vizinha Cumuruxatiba em direção ao mar. O objetivo é avistar a passagem das baleias-jubarte que fazem dessa região a sua principal área de reprodução.
Toda essa área compõe a Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, criada para proteger a principal atividade de subsistência da população local, marcada pela descendência da etnia Pataxó.

A Ponta de Corumbau é o lugar mais marcante e frequentado das redondezas, onde há diversas barracas de restaurantes com comidas locais. O restante da praia costuma ser deserta, povoada apenas pelo relaxante som das águas do mar.
Outras praias nas proximidades, como Barra de Cahy e a própria Cumuruxatiba, também são interessantes para conhecer. É da praia de Caraíva, por exemplo, de onde saem vários passeios de buggy, como o oferecido pela Caraíva Brasil. O trajeto passa pelo Rio Corumbau, onde é possível desfrutar de um relaxante banho de água doce ou passar o dia em barcos, caiaques e lanchas.
Hospedagem
Por mais remoto que seja Corumbau, o destino reúne algumas das hospedagens das mais elegantes da Bahia, que mesclam com muito bom gosto a simplicidade, o design e a gastronomia. Uma delas é a Vila Naiá e, a outra, é a Fazenda São Francisco do Corumbau.
Como chegar em Corumbau
Como se espera de um paraíso assim, para acessá-lo não é muito fácil. Os aeroportos mais próximos estão em Teixeira de Freitas, a 130 km de distância, e Porto Seguro, a 220 km. O desembarque neste último é o que mais vale a pena se você deseja conhecer outros lugares maravilhosos do litoral sul da Bahia, como Trancoso, Espelho e Caraíva.
Se o foco for só Corumbau, a melhor opção é desembarcar em Teixeira de Freitas, já que o trajeto desde lá até a cidadezinha terá menos tempo de duração.
Esse trajeto é, na verdade, o grande problema, porque as estradas da região não estão em boas condições e podem ser desafiantes, especialmente em épocas de chuva. Como a tendência é que seja périplo até chegar, uma maneira de incluir no roteiro outros destinos interessantes é fazer o percurso até Caraíva e de lá seguir de buggy.
Fonte: viagemeturismo