Correia do Onix: Chevrolet culpa ‘robôs’ por críticas e anuncia nova peça e garantia
A polêmica da correia banhada a óleo do Chevrolet Onix ganhou um novo capítulo. Veja a acusação da GM e as soluções para o problema.
A polêmica da correia banhada a óleo do Chevrolet Onix ganhou um capítulo surpreendente. A General Motors levantou a suspeita de que uma avalanche de comentários negativos sobre o carro na internet pode ser, na verdade, uma ação coordenada por “bots” (robôs).
A declaração da montadora esquentou ainda mais o debate sobre um dos problemas que mais afeta a imagem do carro mais vendido do Brasil.
Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes dessa história!
Defesa da Chevrolet sobre a correia banhada a óleo
E a história da correia banhada a óleo ganhou novos desdobramentos. Durante a apresentação da linha 2026 do Onix, a Chevrolet mostrou um estudo interno.
Segundo a marca, há uma repetição de palavras-chave e padrões em milhares de comentários negativos no YouTube e Instagram. Isso levantou a suspeita de um ataque organizado para prejudicar a imagem do carro.
Além disso, a montadora reforça sua teoria com outro dado: nos canais oficiais da Chevrolet, apenas 3% das reclamações dos clientes são sobre a correia. Um número considerado normal pela empresa.
Por outro lado, a GM defende a tecnologia, afirmando que ela torna o motor mais silencioso, econômico e durável que os sistemas concorrentes.
Mas afinal, qual é o problema da correia do Onix?
A princípio, a tecnologia da correia banhada a óleo exige um cuidado rigoroso com a manutenção. O problema acontece quando o óleo utilizado no motor não é exatamente o especificado pela fábrica. Segundo relatos, a correia antiga poderia se desgastar mais rápido com o óleo errado.
Esse desgaste soltava pequenos detritos de borracha. Com o tempo, esses resíduos poderiam entupir os canais por onde o óleo passa, prejudicando a lubrificação e, em casos extremos, levando à quebra do motor.
Resultado: o problema gerou uma grande desconfiança, afetando principalmente o mercado de usados do Onix.
Qual a solução anunciada pela GM?
Ainda que não admita um defeito de fábrica ou anuncie um recall, a Chevrolet tomou medidas claras para resolver a questão e recuperar a confiança dos consumidores. A marca anunciou um pacote de soluções para os modelos novos e também para os que já estão rodando.
Confira as ações da montadora:
- Nova peça: para a linha 2026, a correia antiga foi trocada por uma nova, feita com material mais resistente que inclui Kevlar e Teflon.
- Garantia estendida: a garantia do motor foi ampliada para impressionantes 240.000 quilômetros.
- Programa de inspeção: proprietários de qualquer Onix com motor três cilindros podem ir a uma concessionária, fazer uma troca de óleo e inspecionar a correia por R$ 660, reativando a garantia do motor.
- Troca opcional: caso seja necessário, a troca da correia antiga pela nova, junto com outros componentes, pode ser feita por mais R$ 700.
Curiosamente, os modelos Tracker e Montana usam o mesmo sistema em seus motores, mas quase não sofrem com as críticas que se concentram massivamente sobre o Onix.
E você, o que acha dessa história? Acredita na teoria dos ‘robôs’ da Chevrolet ou é um problema real que a marca demorou a resolver? Deixe sua opinião!
Leia também: Adeus, V8! Novo Chevrolet Camaro pode virar SUV elétrico com até 1.000 cv
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360