Sophia @princesinhamt
Notícias

Consultorias do Sebrae: Como impulsionar negócios e desmistificar o empreendedorismo

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Consultorias do Sebrae contribuem para desmistificar o empreendedorismo e impulsionar negócios

Aprendizado contínuo e orientação estratégica são aliados de quem busca crescer, mesmo com experiência no mercado

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
05/05/2025 às 09:40

Empreender é um desafio constante, e reconhecer que sempre há algo novo a aprender pode ser o diferencial para o sucesso. No Sebrae/MT, as consultorias têm ajudado a derrubar a ideia de que apenas quem está começando precisa de apoio.

A empresária Njma Abdalla, que atua no ramo da moda há 23 anos no município de Barra do Garças, compartilha essa percepção. Nascida em uma família com longa trajetória no comércio, ela acreditava que a experiência bastava. “A gente aprende muita coisa na prática, na raça, e às vezes pensa que já sabe muito. Achava que, por já ter uma empresa sólida, não precisava de ajuda. Mas vi que não. A gente tem muito o que aprender, inclusive com pessoas que estão começando agora, porque trazem inovação”, afirma.

Após buscar orientação do Sebrae por meio de consultorias como a do ALI (Agente Local de Inovação) e participar do Empretec e outras ações, Njma viu sua empresa crescer, ampliar a base de clientes e ganhar mais visibilidade no mercado. “Abriu um leque maior de oportunidades. O aprendizado é constante, e eu só tenho a agradecer.”

Segundo a gerente regional Jaqueline Macedo, as consultorias são personalizadas e atendem empresas em diferentes estágios. “Temos soluções para quem está iniciando e também para quem já tem experiência, mas busca se reinventar ou potencializar resultados”, pontua.

2025 word3
Njma e sua turma do Empretec – Arquivo Pessoal

As áreas atendidas incluem planejamento, finanças, marketing, gestão de pessoas e inovação. O objetivo é ampliar a visão do empreendedor e prepará-lo para enfrentar os desafios com mais segurança.

De acordo com a pesquisa Pulsos dos Pequenos Negócios em Mato Grosso, publicada recentemente pelo Data Sebrae — plataforma que fornece informações sobre indicadores econômicos, sociais, ambientais e de pequenos negócios —, hoje o aumento de custos é a principal dificuldade para os pequenos negócios, o que resulta significativamente na falta de clientes.

Os dados revelam que cerca de 2 em cada 5 pequenos negócios relataram aumento dos custos (insumos/mercadorias, combustíveis, aluguel, energia) nos últimos 30 dias. Mais da metade deles repassou parcialmente o valor desses custos aos clientes. Enquanto alguns utilizam recursos próprios para evitar o endividamento, outros esbarram nas altas taxas de juros ao buscar crédito bancário.

2025 word3
Njma Abadalla é referência em empreendedorismo no setor de vestimenta em Barra do Garças-MT

O Sebrae/MT oferece uma vasta gama de serviços para micro e pequenas empresas e, sobretudo, alternativas que visam driblar as altas taxas, por meio de estratégias que abrangem áreas como gestão empresarial, acesso a mercados, orientação ao crédito, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Além disso, há serviços específicos para o MEI, que orientam o empreendedor ao longo da vida de seu negócio, independentemente de sua idade.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.