O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio da OAB Mulher, Casa da Amizade, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpm) e Patrulha Maria da Penha, realizaram na manhã desta terça-feira (19), uma ação pelo fim da violência contra a mulher.
A iniciativa faz parte da programação da campanha nacional “Agosto Lilás”. O mês é dedicado a mobilização e conscientização pelo fim de todos os tipos de violência contra a mulher.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lucas do Rio Verde, Karime Souto, o objetivo da ação foi chamar a atenção da comunidade luverdense para a violência.
“Colamos balões lilás na frente dos estabelecimentos comerciais da Avenida Mato Grosso, uma ação silenciosa, como forma de luto, protesto. Junto com os balões, os números para que as mulheres possam denunciar”.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 24 horas, ao menos 13 mulheres sofrem algum tipo de violência no Brasil. Foram mais de 1.400 feminicídios.
A presidente ressalta, que apesar dos dados alarmantes, os números podem ser piores, porque muitas mulheres não denunciam os casos, por vergonha, medo ou dependência emocional e financeira.
“Denunciar é o primeiro passo para que possamos por fim a esse ciclo. Em Lucas do Rio Verde, temos uma rede de apoio pronta pra ajudar as vítimas de violência. Denunciem 180 ou 153”.
Fonte: cenariomt