Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Senhora de 96 anos é a corredora mais longeva do Espírito Santo e não tem planos de desacelerar seu ritmo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Você já sentiu que estava velho demais para realizar uma determinada atividade ou aderir a um novo estilo de vida? Se sim, não se preocupe, você não é o único. Em uma sociedade extremamente etarista, poucos conseguem quebrar as barreiras de idade impostas por um padrão social completamente imaginário.

Uma dessas pessoas é a dona Adelmira Ventura Adão, uma senhora de 96 anos que é conhecida como “Vovó Corredora”. E o apelido faz jus, viu? Pelo menos três vezes na semana, ela corre entre sete e 12 quilômetros por dia, cheia de disposição e bom humor.

Tem gente que me olha correndo e comenta ‘Que velha maluca! Não vai aguentar’, mas eu faço como quem não está escutando e continuo”, disse em entrevista ao G1.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Adelmira Adão (@vovocorredora)

E se você acha que a corrida sempre fez parte da vida de Adelmira você está bem enganado. A senhora de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, começou a correr quando já tinha 75 anos!

Tudo começou quando o marido da Vovó Corredora faleceu e a deixou sozinha. Em busca de novas amizades, ela entrou em um grupo de atividade física para a terceira idade e, no ano seguinte, realizou sua primeira corrida.

Esse primeiro evento reuniu dois grupos: um de caminhada da terceira idade, que minha avó fazia parte, e corredores. Quando tocou o primeiro sinal era para os corredores saírem na frente, mas vovó foi junto. Tinha um pessoal falando ‘não é para você ir agora, não’, mas ela ignorou, correu e completou 10 km de primeira”, relembrou o neto, David Adão.

Atualmente, ela mora com David, com quem participa de competições e corridas. De acordo com o neto, ele acompanha a avó para garantir que ela não fique desidratada ou caso precise de algum auxílio durante o trajeto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Adelmira Adão (@vovocorredora)

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734//Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Fonte: awebic

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.