Notícias

Congresso internacional em Mato Grosso anuncia maior brigada aérea do Brasil para combate a incêndios florestais.

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Única News

Da Redação

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou nesta segunda-feira (16) os investimentos estratégicos do Estado na prevenção e no combate a incêndios florestais. A declaração foi feita durante a abertura do Forest Fire 2025, congresso internacional inédito no Brasil, que reúne especialistas de 10 países, pesquisadores e comandantes dos Corpos de Bombeiros dos 27 estados. O evento ocorre em Cuiabá até o dia 18 de junho.

Durante o discurso, Pivetta afirmou que Mato Grosso está em processo de formação da maior brigada aérea de combate a incêndios do país, com cerca de 50 aeronaves já cadastradas e prontas para atuar. A iniciativa é fruto de uma articulação entre o Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a iniciativa privada, especialmente produtores rurais e proprietários de aeronaves.

“Estamos trabalhando com os produtores e os proprietários de aeronaves para formar a maior brigada de combate a incêndios do Brasil. Em Mato Grosso, todo dia é dia de combate a incêndio, seja pela educação, pelo exemplo, pela prevenção ou pelo combate direto às chamas”, afirmou o governador.

Pivetta também ressaltou os desafios logísticos e operacionais enfrentados por Mato Grosso, terceiro maior estado em extensão territorial, com áreas de difícil acesso e características ambientais que exigem ações integradas e permanentes.

“Incêndio é uma coisa fácil de fazer e difícil de conter. O mais importante é que toda a sociedade entenda o seu papel. Não adianta o Estado estar bem equipado se o cidadão não fizer a sua parte, seja nas beiras das estradas, nas periferias das cidades, nas reservas ecológicas ou indígenas”, alertou.

Reconhecimento nacional

Durante o evento, Otaviano Pivetta recebeu a Medalha do Mérito Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, em reconhecimento à atuação do Estado nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. O governador dedicou a homenagem ao povo mato-grossense.

“Essa medalha é de todos os mato-grossenses que ajudam o Estado a ser solidário e a fazer a coisa certa com os recursos públicos”, disse.

Participação do setor produtivo

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber, elogiou a integração entre governo, Corpo de Bombeiros e setor agropecuário.

“Este evento é um marco para Mato Grosso porque demonstra o comprometimento e a proatividade do Governo com a preservação deste gigante que é nosso estado. Se fosse um país, seria o terceiro maior produtor de soja do mundo. Ocupamos apenas 14% do território, e mais de 66% está preservado graças a essa parceria”, destacou.

Autoridades presentes

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença da senadora Margareth Buzetti, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, dos deputados estaduais Carlos Avallone e Leonardo Bortolin (presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM), da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e do secretário de Segurança Pública em exercício, Heverton Mourett.

Também participaram o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Glédson Vieira Bezerra, o comandante-adjunto, coronel Rony Robson Cruz Barros, a representante do Ministério da Segurança Nacional, Camilla Pitarelli, o general Luiz Duarte de Figueiredo Neto, da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o presidente da Liga de Bombeiros Militares do Brasil, Washington Luiz Vaz Jr., e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, além de representantes dos Corpos de Bombeiros de outros estados.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.