“Conexões Corporativas” fortalece integração entre empresas da construção civil em Nova Mutum
Iniciativa do Sebrae/MT, em parceria com empresas e poder público, busca fomentar o empreendedorismo local, ampliar a qualificação e gerar novas oportunidades de negócios.
01/08/2025 às 13:20 Atualização
01/08/2025 às 15:44
Com o objetivo de estimular a integração entre grandes empresas e pequenos empreendedores, foi lançado na noite desta quinta-feira (31), em Nova Mutum (240 km de Cuiabá), o projeto Conexões Corporativas da Construção Civil. A iniciativa é liderada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal e as empresas HFC, Diehl e Bonetti Infraestrutura.
O evento de abertura ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACENM/CDL) e reuniu empresários, prestadores de serviços, fornecedores e representantes do poder público. Na ocasião, foi assinado um Termo de Compromisso entre o Sebrae/MT, a Prefeitura e as empresas parceiras do programa em Nova Mutum.

Segundo a diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, o projeto tem sido um importante instrumento de desenvolvimento regional. “O Conexões Corporativas é uma estratégia que vem sendo aplicada na região Médio-Norte há mais de 10 anos, com resultados concretos. Em Nova Mutum, o Sebrae realiza mais de 3 mil atendimentos por ano e atua em várias frentes para promover o empreendedorismo, da gastronomia à inovação. Acreditamos no poder transformador das conexões para construir um ambiente de negócios mais justo, próspero e competitivo”, ressalta.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destacou que a proposta é fomentar um ecossistema sustentável de negócios. “Esse programa já tem repercussão em outras cidades do Brasil e chega a Nova Mutum para desenvolver o setor da construção civil. Conectamos grandes empresas — chamadas de âncoras — a pequenos fornecedores, com foco em qualificação, gestão, produtividade e faturamento. Isso resulta em mais empregabilidade e crescimento para o município como um todo”, explica.
O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, destacou a importância da parceria entre Sebrae/MT, empresas e o poder público para qualificar a mão de obra local e atender às demandas do setor produtivo com mais assertividade. “Quando o Sebrae Mato Grosso, a prefeitura e as empresas atuam juntos, conseguimos ser muito mais precisos nas ações de capacitação. Esse é um trabalho que parte diretamente das necessidades do comércio e da indústria, o que garante resultados efetivos. Melhoramos a qualidade do serviço na ponta, elevamos o nível dos profissionais e, consequentemente, a renda e a qualidade de vida das pessoas. É um modelo que dá certo e que vamos continuar investindo”, afirma.

Para os pequenos empresários, a iniciativa representa uma porta de entrada para novos mercados. É o caso de Welliaules Aleixo da Silva, empreendedor do ramo de pintura e acabamento. “Sou novo na cidade e conhecer esse projeto já está fazendo a diferença. Vai me ajudar nos contatos, conquistar mais clientes, me capacitar e expandir o meu serviço. Com certeza, é uma grande oportunidade para quem quer crescer”, avaliou.
Raphael Alessi, que está inovando no segmento de blocos de concreto pré-acabados, acredita que o projeto vai beneficiar os pequenos empresários. “Nosso produto elimina etapas como chapisco e reboco. O projeto abre caminhos e dá um direcionamento claro para os pequenos. Ajuda a gente a se conectar, entender as demandas do mercado e crescer junto com as grandes empresas. Espero conseguir participar”, afirmou.
Nesta primeira etapa, o projeto atenderá 20 empresas locais, com potencial de expansão para outros setores além da construção civil, como moda, transporte, base florestal e tecnologia. Com um modelo de atuação baseado em encadeamento produtivo e colaboração estratégica, o Conexões Corporativas busca não apenas movimentar a economia local, mas construir uma rede sólida de desenvolvimento regional.
Fonte: Sebrae