Segundo Concurso do Queijo de MT premia 88 produtos mato-grossenses
AlĂ©m de fortalecer o empreendedorismo no estado, evento do Sebrae/MT reconhece a excelĂȘncia e a diversidade da produção artesanal de produtos lĂĄcteos
26/10/2025 às 09:38 Atualização
26/10/2025 Ă s 10:06
âO Sebrae abraçou o nosso sonho e junto com todos os produtores hoje a gente fez essa festa tĂŁo lindaâ, disse emocionado o produtor Silas Vicente, ao receber seis premiaçÔes durante a segunda edição do âConcurso do Queijo 2025â na noite deste sĂĄbado (25), em CuiabĂĄ. Ao todo, 39 produtos receberam a premiação Ouro no concurso promovido pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio Ă s Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso). AlĂ©m de Silas, proprietĂĄrio da Quinta da Cartucheira â que levou seis premiaçÔes â a Queijaria AmĂ©rica tambĂ©m se destacou, com cinco prĂȘmios.
As Queijaria Vila LĂĄctea, LaticĂnios MarĂȘ e LaticĂnios Vital, tambĂ©m brilharam no palco com quatro produtos premiados. As queijarias J3, Nildes Queijos, Brasifort e o Lenda do Pantanal, tiveram trĂȘs prĂȘmios cada e as Queijaria Cattani e VĂŽ Zezinho levaram duas premiaçÔes para casa.
Um total de 88 produtos foram premiados nesta segunda edição do concurso estadual realizado dentro do âFestival do Queijoâ no Centro de Eventos do Pantanal. Mais do que uma celebração gastronĂŽmica, a ação se consolida como uma iniciativa estratĂ©gica para o fortalecimento da pecuĂĄria leiteira e do empreendedorismo rural em Mato Grosso, por impulsionar a profissionalização de produtores e estimular a adoção de prĂĄticas sustentĂĄveis e inovadoras no campo.
A diretora-superintendente do Sebrae/MT, LĂ©lia Brun, destaca que a ação mostra a força e reforça a diversidade da produção artesanal mato-grossense. âO concurso Ă© uma vitrine para o talento e a dedicação dos nossos produtores. Cada queijo premiado representa uma histĂłria de trabalho e de valorização do que Ă© nossoâ, afirmou LĂ©lia.
O diretor TĂ©cnico do Sebrae/MT, AndrĂ© Schelini, destacou a trajetĂłria de apoio ao setor produtivo. âDesde 2008, o Sebrae atua em prol dos produtores rurais, trazendo desenvolvimento e aumentando a competitividade deles no estado. E agora temos produtos de Mato Grosso premiados nĂŁo somente nacionalmente, mas tambĂ©m internacionalmenteâ, ressaltou.
Sobre o Concurso
Nesta edição, o Concurso do Queijo registrou 311 produtos inscritos, representando 96 empreendimentos de todas as regiĂ”es do estado. Um total de 38 municĂpios participaram da ação, entre eles: CuiabĂĄ, VĂĄrzea Grande, Livramento, Nobres, SĂŁo JosĂ© do Rio Claro, Leverger e Planalto da Serra, Sorriso, Nova Mutum e TangarĂĄ da Serra.
O concurso contou com 56 jurados que vieram de outros estados e paĂses. Na categoria Inovação Regional â âRaquel Cattaniâ â com certificado, premiou a queijaria J3 com o queijo Cuiabrie e sem certificado a queijaria SĂtio do Queijo com Recheado com Pequi.
âEsta ação busca reconhecer a qualidade, autenticidade e diversidade dos queijos mato-grossenses, incentivando boas prĂĄticas de produção e fortalecendo a identidade local. O alto nĂșmero de inscriçÔes demonstra o crescimento do setor e o interesse dos produtores em aprimorar tĂ©cnicas e alcançar novos mercadosâ, destaca ValĂ©ria Pires, Gestora Estadual do Agro.
Os produtores mais premiados na noite foram:
â Quinta da Cartucheira levou quatro ouros, com a Manteiga Trufada e os queijos Ouro da Cartucheira, Esmeralda da Cartucheira e o Diamante da Cartucheira, alĂ©m de prata com o Rubi da Cartucheira. AlĂ©m disso, levou o prĂȘmio de Melhor Queijo de MT, na Categoria Super Ouro, com o queijo Ouro da Cartucheira;
â AmĂ©rica Queijos com trĂȘs ouros, com os queijos Trufado Nobre, o Harmonia e o doce Cachorrada; alĂ©m de duas pratas com o queijos Nata Pura e RĂșstico do SertĂŁo;
â Queijaria Vila LĂĄctea, reconhecida com um ouro com o queijo Poranga, duas pratas com o Mofo Azul e o Iogurte de Morango, alĂ©m de um bronze com o Cabacinha;
â LaticĂnios MarĂȘ levou trĂȘs ouros com os queijos Mutum e o Cabacinha, e, tambĂ©m com o Iogurte de MaracujĂĄ, alĂ©m de um prata com queijo Nozinho;
â LaticĂnio Vital com dois ouros com os queijos Nozinho e o Coalho, alĂ©m de duas medalhas de prata com a Ricota e o RequeijĂŁo Cremoso;
â Nildes Queijos e Derivados, levou dois ouros com o RequeijĂŁo de Corte e o Queijo do Vale, alĂ©m de bronze com o doce de leite em barra;
â Queijaria Brasifort que levou dois ouros com o doce Cachorrada e o Doce de Leite Pastoso, alĂ©m de bronze com a Manteiga;
â Queijaria J3 que levou ouro com a Coalhada Integral, com a Ricota e com os queijo Cuiabrie;
â Queijaria Cattani, com um ouro com o queijo MaringĂĄ Trufado e um prata com Queijo MaringĂĄ massa filada;
â Lenda do Pantanal levou trĂȘs bronzes com os queijos Si Minino, Alvorecer e Pantanal;
â SĂtio VĂŽ Zezinho com dois ouros com o Queijo Sierra e o Queijo Ăgape.
TambĂ©m receberam ouro os produtores: Ăguas Claras, Recanto dos BĂșfalos, Doces Campo Alegre, SĂtio Nossa Senhora das Graças, Queijaria Frigieri, Cooperativa de Juscimeira, Queijaria Vale da Chapada, EstĂąncia Cupertino, AkaiĂĄ, Doces Dona Ana, SĂtio Duas IrmĂŁs, SĂtio Arruda, PĂ© de Queijo, SĂtio Monte Carmelo e SĂtio do Queijo.
Apoios e parcerias
O Festival do Queijo 2025 e o Concurso do Queijo contaram com o apoio institucional da Federação das IndĂșstrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Programa Empreenda Mais IndĂșstria, que fomenta o desenvolvimento e a formalização de pequenos negĂłcios do setor lĂĄcteo.
A iniciativa integra um esforço conjunto para impulsionar a economia local e ampliar as oportunidades de comercialização dos produtos artesanais.
Entre os parceiros do evento estĂŁo o SENAI/IST, CRMV/MT, Sindilat/MT, Empaer/MT, Indea/MT, Secretarias Estaduais de Agricultura Familiar e de SaĂșde, Prefeitura de CuiabĂĄ, por meio da Secretaria Municipal de SaĂșde, e o MinistĂ©rio da Agricultura e PecuĂĄria. Juntas, essas instituiçÔes reforçam o compromisso com a qualidade, a segurança alimentar e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso.
â
Fonte: Sebrae





