Compromisso com a sustentabilidade: BYD forneceu carros elétricos para COP30
A BYD forneceu 130 veículos elétricos para a COP30 no Brasil, reforçando seu foco no transporte de baixo carbono e sua meta ambiciosa de resfriar o planeta em 1 grau. Veja os detalhes da participação da montadora chinesa.
A BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos, utilizou a Décima Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, Brasil, como uma plataforma para reafirmar seu foco no transporte de baixo carbono. A montadora chinesa forneceu um total de 130 veículos de nova energia para o evento, atuando como parceira oficial e garantindo o deslocamento de chefes de Estado e convidados.
BYD forneceu 130 carros elétricos para COP30
A maior parte da frota cedida para a conferência consistia em sedãs híbridos plug-in King DM-i (conhecidos em outros mercados como Destroyer 05 / Chaser / Chazor), essenciais para oferecer um serviço de transporte com baixa emissão de carbono durante o evento, que ocorreu de 10 a 21 de novembro.
A participação da BYD na COP30 é um reflexo de sua estratégia global. Em 2022, a empresa interrompeu a produção em massa de carros puramente a combustão para se dedicar exclusivamente a modelos híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV). Essa mudança a catapultou para a posição de maior montadora chinesa e líder mundial na fabricação de VEs.

Li Tie, gerente geral da filial brasileira da BYD, discursou no evento no dia 17 de novembro, enfatizando o papel crucial da popularização de veículos de novas energias para a descarbonização do setor de transportes. Segundo ele, tecnologias como os híbridos DM e o carregamento de megawatts da BYD têm sido fundamentais para incentivar milhões de consumidores a migrarem para a mobilidade elétrica.
O objetivo final da empresa é ambicioso: resfriar a Terra em 1 grau Celsius através da redução de emissões.
Expansão e produção nacional em foco
Aproveitando o momento de destaque da COP30, a BYD também inaugurou uma nova loja em Belém. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades brasileiras, incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e os ministros Rui Costa (Assuntos Civis) e Celso Sabino (Turismo).
Essa inauguração ocorre pouco tempo depois de a fábrica da BYD em Camaçari, Bahia, iniciar a produção em massa em julho de 2025. O primeiro modelo a sair da linha de montagem nacional foi o Dolphin Mini (também chamado de Seagull / Dolphin Surf / Atto 1), seguido por outros veículos como o crossover Song Pro e o sedã King.
No futuro, a BYD planeja expandir seu papel além da fabricação de veículos, fornecendo soluções sistemáticas para o desenvolvimento global de baixo carbono, que englobam a aquisição, o armazenamento e o uso de energia limpa.
A meta da BYD de resfriar a Terra em 1 grau é realista? Comente!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Fonte: garagem360






