Carros & Motos

Comparativo Chevrolet Onix 2025 vs. Peugeot 208 2025: os melhores compactos 1.0 aspirados

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Duelo de compactos 1.0 aspirados: Chevrolet Onix 2025 vs. Peugeot 208 2025

Chevrolet Onix 2025 e Peugeot 208 2025 se enfrentam no segmento 1.0 aspirado. Comparativo de consumo, mecânica (correia vs. corrente) e conforto. Preços a partir de R$ 91.900.

No aquecido segmento de hatches compactos, a disputa entre o campeão de vendas Chevrolet Onix e o arrojado Peugeot 208 se concentra nas versões de entrada equipadas com motor 1.0 aspirado. Enquanto o Onix aposta na economia de combustível e no custo-benefício, o 208 se destaca pelo design moderno e um pacote de conforto superior.

Chevrolet Onix 2025 vs. Peugeot 208 2025

Com o Peugeot 208 2025 partindo de cerca de R$ 91.900 e o Chevrolet Onix 2025 iniciando em R$ 94.900 (preços de tabela da versão de entrada), a diferença de valores é marginal, forçando o consumidor a analisar os atributos específicos de cada modelo.

Característica Chevrolet Onix 1.0 Aspirado 2025 Peugeot 208 1.0 Aspirado 2025 Vantagem
Preço Inicial R$ 94.900 R$ 91.900 208 (R$ 3 mil mais barato)
Consumo (Gasolina Urbano) Melhor (cerca de 13 km/l) Bom (cerca de 12 km/l) Onix
Consumo (Gasolina Estrada) Melhor (cerca de 16,5 – 17 km/l) Bom (cerca de 15,5 km/l) Onix
Motorização Correia dentada banhada a óleo Corrente de comando 208 (Corrente, geralmente mais durável)
2025 word2
Chevrolet Onix 2025 vs. Peugeot 208 2025 – Foto: Divulgação

O Onix se sobressai quando o assunto é o bolso no dia a dia. Seu motor 1.0 aspirado (de 78/82 cv) entrega médias de consumo ligeiramente superiores, especialmente na cidade. Contudo, o 208 (com motor 1.0 Firefly de 71/75 cv) apresenta uma vantagem mecânica relevante: ele utiliza corrente de comando no lugar da correia dentada banhada a óleo do Onix.

Embora a GM garanta a durabilidade de sua solução, a corrente é vista por muitos como mais robusta e com menor custo de manutenção a longo prazo.

Conforto e Experiência de Dirigir

A experiência de dirigir é onde os hatches mais se diferenciam:

  • Peugeot 208: É notável pelo seu design de cabine i-Cockpit, que inclui um volante de diâmetro reduzido. Essa configuração proporciona uma direção mais direta e ágil. A suspensão do 208 é reconhecida por ser mais macia e confortável, absorvendo melhor as irregularidades do piso.

  • Chevrolet Onix: Possui uma suspensão classificada como mais rígida, o que pode resultar em maior estabilidade em velocidade, mas também em “pancadas mais secas” ao passar por buracos ou imperfeições do asfalto. O design interior é mais tradicional e focado na funcionalidade.

2025 word2
Foto: Divulgação

Design e Espaço

A escolha estética é altamente subjetiva, mas os dois modelos seguem propostas claras:

  • Peugeot 208: Ostenta um visual mais moderno e arrojado, herdando o estilo marcante da marca francesa, com destaque para os faróis de LED em “dente de sabre” e, em versões mais equipadas, o teto panorâmico.

  • Chevrolet Onix: Mantém um design mais clássico e sóbrio, mas sua cabine é bem equipada, com a tecnologia de Wi-Fi nativo e múltiplas entradas USB, mesmo nas versões de entrada (a depender do pacote de equipamentos).

Em termos de espaço, a diferença é mínima, mas o Onix leva uma pequena vantagem:

  • Onix: Porta-malas de 275 litros.

  • 208: Porta-malas de 265 litros.

Conclusão: Prioridades na Ponta do Lápis

A escolha entre o Onix 2025 e o Peugeot 208 2025 na motorização aspirada se resume às prioridades do consumidor:

Se sua Prioridade é… O Vencedor é… Por Quê?
Economia de Combustível Onix Oferece as melhores médias, especialmente na estrada.
Conforto e Estilo Peugeot 208 Design arrojado, cabine i-Cockpit e suspensão mais macia.
Baixa Manutenção (Mecânica) Peugeot 208 Uso de corrente de comando no motor 1.0 Firefly.
Porta-Malas/Espaço Onix Vantagem de 10 litros no porta-malas (275L).

Entre a economia do Onix e o design e conforto do 208, qual hatch compacto 1.0 aspirado você levaria para casa? Dê sua opinião!

Leia aqui: Flagra: novo Peugeot 208 terá motor semi-híbrido no Brasil


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.