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Comparativo: BYD Shark Híbrida vs. Ford Ranger V6 Turbodiesel – Qual é a melhor opção?

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Duelo de Titãs: BYD Shark híbrida vs. Ford Ranger V6 Turbodiesel

BYD Shark vs. Ford Ranger V6: Comparativo técnico completo. Veja qual picape tem mais potência (480 cv), melhor torque, autonomia e capacidade de reboque no Brasil.

O movimentado segmento de picapes médias no Brasil pode ganhar um novo e intrigante competidor em breve. A chinesa BYD apresentou no México a Shark, sua primeira picape híbrida plug-in, cotada para ser vendida e até produzida em território nacional. Para medir sua força, realizamos um comparativo técnico focado no desempenho e nas características estruturais, colocando-a frente à consolidada Ford Ranger V6, uma das mais potentes do país.

BYD Shark híbrida vs. Ford Ranger V6 Turbodiesel

A diferença de filosofia motriz é o ponto central do confronto. A Ranger confia na força bruta do seu motor 3.0 V6 Turbodiesel, que entrega 250 cv e um robusto torque de 61,2 kgfm disponível em baixas rotações (1.750 rpm), gerenciado por um câmbio automático de 10 marchas.

A BYD Shark, por outro lado, usa a eletrificação para disparar à frente em potência:

  • Motorização Shark: Combina um motor a combustão 1.5 turbo (194 cv) com dois motores elétricos (um dianteiro de 231 cv e outro traseiro de 204 cv).

  • Potência Combinada: O sistema híbrido plug-in alcança impressionantes 480 cv.

  • Torque: Embora o torque combinado não tenha sido oficialmente divulgado, a estimativa do mercado é que ele gire em torno de 70 kgfm, superando ligeiramente a Ranger V6.

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Foto: Divulgação

 

Na prática, a picape chinesa promete uma aceleração superior, explorando a força instantânea dos motores elétricos.

Consumo e Autonomia

Na eficiência, a tecnologia híbrida da Shark se destaca. Mesmo sem dados oficiais detalhados de consumo no modo híbrido, a BYD promete uma autonomia combinada de 840 km. Um diferencial crucial é o modo puramente elétrico, que permite rodar até 100 km sem consumir gasolina, ideal para o uso urbano diário.

A Ranger V6, por ser puramente a diesel, tem médias oficiais de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com seu tanque de 80 litros, ela entrega autonomias urbanas e rodoviárias de 712 km e 816 km, respectivamente.

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Foto: Divulgação

Dimensões e Capacidade (Onde a Ranger Leva Vantagem)

Apesar de as dimensões externas serem parecidas, o uso prático revela diferenças importantes.

Característica BYD Shark Ford Ranger V6
Comprimento 5,46 m 5,37 m
Entre-eixos 3,26 m 3,27 m
Caçamba (L) 1.400 L 1.250 L
Peso (kg) 2.665 kg 2.357 kg
Reboque (kg) 2.500 kg 3.100 kg

A Shark é mais comprida e oferece uma caçamba com maior volume (1.400 litros), mas seu peso, devido ao conjunto de baterias, é significativamente maior que o da Ranger. No quesito trabalho pesado, a Ranger mantém a superioridade na capacidade de reboque (3.100 kg contra 2.500 kg).

No off-road mais exigente, a Ranger também tem números superiores: maior vão-livre do solo (23 cm contra 21 cm da Shark) e melhor ângulo de saída (26° contra 19,3° da rival).

Tecnologia de Bordo

Ambos os modelos seduzem pela tecnologia, mas com ênfase diferentes:

  • Ford Ranger: Foca em telas grandes (até 12,4″ no painel digital e 12″ na multimídia vertical) e auxílios de segurança, como frenagem automática de emergência e monitoramento de ponto cego.

  • BYD Shark: Prioriza a conectividade e a interação futurista, oferecendo painel LCD de 10,25″, tela multimídia giratória de 10,8″, Head-Up Display e Wi-Fi 5G integrado com assistente virtual ativado por voz (“Hi BYD”).

Preços 

A Ford Ranger V6, na versão Limited, tem preço de tabela de R$ 309.990. Já a BYD Shark é vendida a R$ 339 mil.

Leia aqui: GWM prepara lançamento da picape Cannon: tecnologia e força off-road em destaque

Comente: No Brasil, você escolheria a potência híbrida da Shark ou o torque V6 diesel da Ranger?


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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