Combate ao Mosquito
Política

Como Vaccari Neto interferiu na nomeação da diretoria do Aeroporto de Guarulhos: entenda os bastidores

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ex-tesoureiro do (PT) João Vaccari Neto assegurou a nomeação da aliada Ana Maria Érnica na diretoria administrativa do . A informação é do jornal .

A indicação de Ana Maria, ex-diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, do qual Vaccari Neto também é ex-diretor, ocorreu pela Previ — o fundo de pensão do Banco do Brasil. O órgão detém 25,5% das ações da Invepar, responsável por 45,9% do controle do aeroporto.

Em 14 de março, o Conselho de Administração do Aeroporto de Guarulhos aprovou a nomeação. Dessa forma, o mandato de Ana Maria Érnica se estende até agosto de 2027, com um salário mensal em torno de R$ 45 mil.

Ana Maria Érnica, que já foi alvo de processo por desvio de verbas da Cooperativa Habitacional dos Bancários, mas foi absolvida
Ana Maria Érnica Foi Alvo De Processo Por Desvio De Verbas Da Cooperativa Habitacional Dos Bancários, Mas O Tj-Sp A Absolveu | Foto: Divulgação/Alesp

Apesar de ter enfrentado um processo por desvio de verbas da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, que afetou 3 mil famílias, Ana Maria foi absolvida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 2019.

Desde o ano passado, ela ocupa o cargo de gerente de compliance no aeroporto. Vaccari Neto tentou promovê-la a diretora financeira, mas encontrou resistência entre os conselheiros.

A GRU Airport, empresa responsável pela administração do aeroporto, declarou ao Globo que a nomeação de Érnica cumpriu todos os procedimentos de governança e normas internas de seleção. Entretanto, não esclareceu a influência de Vaccari Neto na decisão.

O tesoureiro do PT entre 2010 e 2015 foi preso na Operação Lava Jato, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Cumpriu quatro anos de prisão até que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulasse sua condenação.

Durante o terceiro mandato de Lula, a influência de João Vaccari Neto ficou clara com a nomeação de João Fukunaga para a presidência da Previ. Sem experiência em gestão, Fukunaga enfrentou questionamentos sobre sua nomeação e trabalhou para aumentar a influência do governo em empresas estratégicas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.