O golpe da suspensão: saiba como se proteger e evitar prejuízos na oficina
O golpe da suspensão pode transformar uma simples troca de óleo em um prejuízo enorme. Entenda como essa tática funciona, como se proteger e quais sinais de alerta procurar para não cair em armadilhas de oficinas desonestas.
Você já levou seu carro para trocar o pneu ou o óleo e saiu da oficina com um orçamento para consertar a suspensão inteira? O golpe da suspensão é uma prática comum em oficinas desonestas e pode causar um prejuízo significativo. A tática é simples: um serviço de rotina, como um alinhamento ou a troca de pneus, se transforma em uma suposta “necessidade” de reparos caros e, muitas vezes, desnecessários.
Como funciona o golpe da suspensão?
A mecânica do golpe é simples e enganosa. O cliente chega à oficina para um serviço básico. O atendente, ou o próprio mecânico, “analisa” o carro e condena a suspensão ou parte dela, como:
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Bandejas e pivôs: Peças que conectam a roda à carroceria.
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Coxins e buchas: Componentes de borracha que absorvem impactos.
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Amortecedores: Peças essenciais para a estabilidade e o conforto.
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Barra estabilizadora e bieletas: Componentes que evitam a inclinação do carro em curvas.
Para convencer o cliente, alguns golpistas recorrem a táticas ainda mais ardilosas. Uma das mais conhecidas é o uso de parafusos ou objetos na roda para simular um desalinhamento ou empenamento. Ao colocar o carro na máquina de alinhamento, a roda “aparenta” estar torta, convencendo o motorista de que precisa de serviços como alinhamento, balanceamento e cambagem.
O cliente, sem conhecimento técnico, acaba aceitando o serviço por medo de colocar a segurança em risco, pagando por peças e mão de obra que não precisava.

Como se proteger e evitar o prejuízo
Felizmente, existem algumas medidas que você pode tomar para se proteger desse tipo de golpe:
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Busque uma oficina de confiança: Pesquise a reputação da oficina. Peça recomendações de amigos, familiares ou verifique avaliações online.
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Peça para ver as peças: Se o mecânico disser que precisa trocar uma peça, peça para que ele a mostre. Uma peça realmente danificada terá sinais claros de desgaste, como rachaduras ou deformações.
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Não faça o reparo na hora: Se o diagnóstico parecer suspeito, não tenha pressa. Diga que vai pensar e procure uma segunda opinião em outra oficina. Compare os orçamentos e os diagnósticos.
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Informe-se: Entender um pouco sobre o funcionamento da suspensão e dos componentes básicos do carro pode te ajudar a identificar um diagnóstico duvidoso.
Lembre-se: o diagnóstico de um problema de suspensão deve ser feito com cuidado. A honestidade e a transparência do profissional são cruciais para a sua segurança e para a saúde do seu bolso.
Você já foi vítima de um golpe na oficina? Conte a sua história e ajude outros motoristas a se prevenirem!
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Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360