A partir desta segunda-feira, 24, o perfil @Alexandre, que até fevereiro era utilizado pelo ministro do Alexandre de Moraes no X, vai estar permanentemente desvinculado do magistrado e poderá ser utilizado por outros usuários da plataforma.
De acordo com as diretrizes da rede social X, quando um usuário exclui a conta, ele dispõe de um prazo de 30 dias para reativá-la. Depois desse período, a conta é eliminada de forma definitiva, e, para retornar à rede social, o usuário precisará criar um novo perfil.
Dessa forma, o ministro tinha até domingo 23 para solicitar a recuperação de conta e do nome de usuário @Alexandre.
Alexandre de Moraes desativou seu perfil no X em 21 de fevereiro deste ano, pouco depois de aplicar uma multa de R$ 8,1 milhões à rede social de Elon Musk, sob a justificativa de que a plataforma não cumpriu uma ordem judicial que determinava a entrega de informações cadastrais de um perfil atribuído ao jornalista Allan dos Santos.
Além de exigir o envio dos dados, Moraes determinou o bloqueio da conta no X, medida que foi cumprida pela plataforma. No entanto, o X alegou que suas operadoras não armazenam dados cadastrais, o que resultou no descumprimento da decisão judicial.
Na ocasião em que a conta do ministro foi desativada, o STF informou por meio de nota à imprensa apenas que “o ministro Alexandre de Moraes desativou a conta do X” e que ele “já não utilizava desde janeiro de 2024”.
Fonte: revistaoeste