4 estados brasileiros têm previsão de chuvas intensas: saiba como proteger seu veículo
Saiba as 5 dicas essenciais de segurança para motoristas, como evitar o perigoso calço hidráulico em alagamentos e proteger seu veículo contra os danos do temporal.
Os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Sergipe estão sob alerta laranja de perigo devido à previsão de chuvas intensas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempestades, que podem trazer volumes de chuva de até 100 mm por dia e rajadas de vento de até 100 km/h, aumentando o risco de alagamentos e danos.
4 estados brasileiros têm previsão de chuvas intensas
Para os motoristas, a atenção deve ser redobrada: a combinação de água e vento exige precauções essenciais para evitar prejuízos e garantir a segurança.
O alerta do Inmet aponta para riscos como cortes de energia, queda de galhos, descargas elétricas e, principalmente, inundações. Em um cenário de forte temporal, a proteção do veículo e a segurança no trânsito tornam-se prioridade máxima.

A prevenção é a melhor ferramenta contra os estragos causados pelas chuvas intensas e alagamentos. Siga estas orientações para proteger seu veículo:
1. Escolha o Local de Estacionamento com Inteligência
Evite áreas de risco: Nunca estacione próximo a árvores, postes, torres de transmissão ou placas de propaganda, devido ao risco de queda de galhos e estruturas por conta do vento forte.
Fuja de áreas baixas: Se possível, estacione em locais elevados e evite garagens subterrâneas ou ruas conhecidas por alagamentos.
2. Não Arrisque Atravessar Vias Alagadas
Avalie o nível da água: Jamais tente atravessar se o nível da água estiver acima da metade da roda. Isso aumenta drasticamente o risco de calço hidráulico – quando a água entra no motor pelo escapamento ou filtro de ar e causa a quebra de peças internas, resultando em perda total do motor.
Conheça a rota: Procure rotas alternativas ou espere a água baixar. A correnteza pode ser forte o suficiente para arrastar o veículo.
3. Cuidados Essenciais ao Dirigir em Áreas Molhadas
Reduza a velocidade e ligue o farol baixo: A visibilidade é o primeiro item a ser afetado. Mantenha os faróis baixos (mesmo de dia) para que outros motoristas possam te ver.
Mantenha distância: A distância de frenagem em pista molhada é muito maior. Mantenha o dobro da distância de segurança do veículo à frente.
Evite Aquaplanagem: Reduza a velocidade e evite manobras e frenagens bruscas. Se o carro deslizar (aquaplanar), tire o pé do acelerador suavemente e mantenha o volante firme até recuperar o contato com o asfalto.
Leia aqui: Dica do especialista: como proteger a pintura do carro no período de chuvas
4. Em Caso de Alagamento Inesperado
Use marcha reduzida e aceleração constante: Se for absolutamente necessário atravessar uma área com água abaixo do nível da metade da roda, utilize a primeira marcha (ou marcha reduzida em automáticos) e mantenha uma aceleração constante e lenta (entre 15 e 20 km/h). Isso ajuda a evitar que a água entre no escapamento.
Se o motor morrer, NÃO tente religar: Se o carro apagar no meio do alagamento, não dê nova partida. Isso pode ser fatal para o motor (calço hidráulico). Abandone o veículo imediatamente e procure um local seguro.

5. Checagem Pós-Chuva
Verifique freios e pneus: Após passar por áreas com muita água, teste o freio levemente para “secar” as pastilhas e discos. Verifique a calibragem e o estado dos sulcos dos pneus, que são cruciais para a drenagem da água.
Filtro de ar: Se houver suspeita de que a água atingiu o motor, leve o carro ao mecânico, principalmente para verificar o filtro de ar e óleo.
Em situações extremas, a recomendação é clara: priorize sua vida e a de seus passageiros. Se a água estiver subindo rapidamente e você não conseguir sair, abandone o veículo e busque abrigo em locais altos, acionando o Corpo de Bombeiros (193).
Você mora em alguma dessas regiões em alerta? Qual sua principal tática para proteger seu carro em temporais? Comente abaixo suas experiências e dicas de segurança!
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360